Lavanda: uma paixão.

Fevereiro 4, 2007

E tenham certeza que não é só minha. As abelhas são doidinhas pelas pequenas flores. Fico imaginando que delícia deve ser o mel de lavanda. Alguém ja provou?

lavender-bee.png

As lavandas crescem feito mato aqui. Impressionante. Elas ficam tão grandes que temos que replantá-las a cada 2 anos.

love-lavender.png

A Regina sabe (takes one to know, hehe!), eu sou mesmo virginiana, então fiquei meio frustrada tentando postar o slideshow no post abaixo… Bem, depois acabo o post e descrevo porque gosto tanto de lavanda.Atualização:

A minha paixão por lavanda vem desde a minha infância: eu adorava o sabonete e água de colônia da Phoebo, de lavanda (alguém lembra? tinha um rótulo com uma moça colhendo lavandas). Quando eu morava na Inglaterra, visitei algumas fazendas de lavanda e, encantada, comprava quase tudo: sabonete, óleo, chá, potpourri, eau de linge.  E a lavanda nunca saía da minha cabeça. Por pura ignorância, eu achava que ela não crescia no hemisfério sul, que precisava de muito frio (burrice, ela é mediterrânea). Um dia, uma tia me contou que minha bisavó cultivava lavanda, que fazia potpourris e cházinhos. Desde então, começou a minha busca por encontrar a espécie adequada para o meu tipo de solo (sim, porque existem cerca de 200!) e também de encontrar informações sobre o cultivo.  Se você cultiva lavanda, deve estar rindo, provavelmente. Porque a lavanda é uma daquelas plantas generosas com iniciantes — ela mal precisa de cuidados e sobrevive nas mais diversas condições climáticas, desde que apanhe bastante sol. Cresce (e como!) praticamente sózinha. Um presente da natureza.

Um dos lugares mais lindos que já estive é a Patagônia argentina, perto da região de Bariloche, onde a lavanda cresce em infindáveis campos azuis. Para quem é curioso, dê uma olhadinha aqui, na fazenda Meli Hué, um lugar paradisíaco que fica ao pé dos Andes e tem uma vista de tirar o fôlego. Nessa fazenda de lavanda, um ex-porteño simpatíssimo, fabrica e vende os produtos extraídos da planta.

A lavanda vem do verbo latim lavare, que quer dizer lavar. É usada há milênios pelas suas propriedades medicinais e para lavar roupas e fazer a higiene corporal. O óleo de lavanda comprovadamente ajuda a relaxar os músculos e diminuir pequenas dores, além de ser relaxante. Há anos uso algumas gotinhas de óleo de lavanda quando estou com insônia e ponho potpourris das minhas lavandas nos travesseiros das minhas filhas. Elas próprias pedem por lavanda, quando estão um pouco agitadas. Uso uma ou duas gotinhas entre o lábio superior e as narinas. No verão, a água de lavanda prolonga a sensação de frescor depois do banho, uma verdadeira aromoterapia. 

Dizem também que a lavanda é um ótimo antiséptico e repelente insetos. Já observei mesmo que as aranhas não fazem teias nas minhas robustas plantas e que os mosquitos (que gostam de tudo!) também a poupam.

Enfim, a Lavandula angustifolia (a espécie que eu cultivo) é a alegria do meu jardim e, como disse, é uma planta simpática e de bom trato; carinhosa, pois perdoa um pouco de negligência; e confiável: floresce o ano todo. Logo depois que chove, as flores exalam uma fragância fresca, suave e agradável. E você sempre tem flores para pequenos vasos, que ficam super charmosos, com um toque provençal. As flores, de um azul quase lilás, são discretas, delicadas e refrescantes. Não tem nada de sofisticado na lavanda: a minha bisavó morava numa casa de madeira simples, no interior. Sem muitos recursos, ela mantinha sempre tudo arrumado, com muito carinho. As roupas eram limpinhas e cheirosas com o potpourri de lavanda. Acredito que a história da minha paixão pela lavanda iniciou naquela casa.

A lavanda é uma planta simples, que vem do campo, da terra e do sol. Sem dúvida nenhuma, a minha planta preferida.

Fotos: Todas minhas. Até aquela da abelha.

About these ads

191 Respostas to “Lavanda: uma paixão.”

  1. JN Says:

    A foto com a abelha ficou muito bem… :)

  2. Raquel Says:

    Que coisa mais linda! Vocë as replanta usando sementes ou mudas:
    Cris do dedo verde.
    Bjs

  3. cris s Says:

    JN,
    Obrigada. Não vou ter falsa modéstia: gostei muito da foto também!!

  4. cris s Says:

    Raquel,
    Amei o “Cris do dedo verde”!! Sabe que “Tistu, o menino do dedo verde” era uma das minhas leituras favoritas da minha infância? (as minhas filhas não gostavam tanto…)

    Eu planto mudas, Raquel. E ela crescem de um jeito que vc nem imagina. Acho q vou postar uma foto das que eu plantei hoje e comparar daqui uns meses.
    bjs,
    Cris do dedo verde!

    • Selene Says:

      Olá! Ando procurando plantação de lavanda no Brasil e/ou América do SUl. Estive em Sault, na Provence, e me apaixonei mais ainda pela lavanda, o cheiro dos campos, o colorido, o zumbido das abelhas. Onde há campos assim aqui? Onde ela dá como se fosse mato, como diz a legenda da foto?
      Onde compro boas mudas do lavandim, que é híbrido e estéril, donde sem semete, mas que cheira tanto. Trouze de lá o mel, óleos, e bouquets de lavanda, que cheiram até hoje. Parabéns pelo blog e pelas fotos.

  5. Raquel Says:

    Eu amava “O Menino do Dedo Verde”, meu exemplar era pequeno, quase de bolso, com capa verde, obviamante. Ficava imaginando acabar com as fábricas de armar e com a pobreza só com flores e tinha altas viagens visuais a cada página.

    O final do livro foi uma das grandes revelações da minha infância, li muito pequena, sete ou oito anos. Hoje vejo de forma muito clara que ter aceito o que aquelas últimas linhas realmente significavam foi um grande entendimento da minha parte. Ou pelo menos acredito que foi. :)

    E respondendo a sua pergunta no outro tópico, não trabalho com teatro, não. Mas gosto muito de ler e, quando tenho a oportunidade, de ir ao teatro. Acho a Bárbara uma criatura fantástica. O site dela é uma ótima fonte de conhecimento.

    É fácil comprar sementes de lavanda?

    Bjs

  6. Raquel Says:

    O teclado do laptop é estúpido.
    A palavra é obviamente.

  7. cris s Says:

    Raquel,
    Eu viajava com o Tistu, também. E amava a história do menino que, com o polegar verde, acabava com a crueldade da guerra e a indiferença do Sr. Papai e Sra. Mamãe (lembra?).

    Não sei se vc encontra sementes de lavanda no Brasil. Tem fora. Mas é muito difícil de vingar. Compre mudinhas, elas são fáceis de plantar, ótimas.

    Amo ir ao teatro também. É outra paixão minha.
    bjkas

  8. Regina Says:

    Cris,

    Eu tambem li Tistu quando era menina. Acho que vou tentar ler para os meus filhos.

    Lindo o seu post. Aquele lugar na Patagonia e’ um sonho, hein? Eu tb adoro lavanda. O sabonete liquido que usamos e’ de lavanda e agora descobri ate’ um liquido para limpar o chao que e’ de lavanda. E’ super suave e eu adoro o cheiro. Gostei de como voce descreveu a lavanda como uma planta carinhosa que tolera um pouco de negligencia.

    Bjs.

    Regina

  9. Edelize Says:

    Cris, fotos lindas e que ânimo para jardinagem! Lavanda é um cheirinho bem peculiar daqui, ou pelo menos é o cheiro que eu associo com a Sydney, talvez porque nunca tinha visto tantos produtos com lavanda até vir para cá. E eu sempre pensei que a lavanda fosse de lugares frios… A primeira foto esta tão linda que dá vontade até de tocar e sentir a textura da flor. Beijos.

  10. Lili Says:

    Adorei!!! Fiquei até com vontade de ter um vazinho aqui no apê… Vou acender um incenso pelo menos.

  11. cris s Says:

    Regina,
    Quando tenho que escolher por um cheiro de produto de limpeza no supermercado, não preciso nem dizer qual, né? Lavanda sempre tem um cheiro agradável, não invasivo.

    A fazenda Meli Hué é um sonho mesmo. E sabe que eles têm um bed & breakfast lá? São 3 quartos bem bonitos. Não é caro e o lugar é deslumbrante.

    Acho legal ler o “Tistu…” p/ as crianças, Regina. Nas minhas não teve o mesmo impacto, mas elas tbém gostaram.

    bjs

  12. cris s Says:

    Edelize,
    Cresce lavanda adoidado na Austrália. Tem até variedades cor de rosa e branca aí, que eu nunca vi. E com certeza deve ter algumas lavender farms também. Vc gosta de mel? (com pão fresquinho é uma delícia). Se vc gosta, compre um dia um de lavanda e me conte, por favor. Estou louca p/ provar.
    O jardim deu o maior trabalho — começamos no sábado e ainda nem acabamos. Estava horrível.
    bjkas,
    Cris

  13. cris s Says:

    Lili,
    Você tem uma sacada no apê, não? Se bater sol direto, você pode muito bem plantar uma muda num vasinho. Vai crescer bem, só não regue muito.
    Adoro incenso de lavanda também, acho que não preciso nem falar, né? :-)
    bjs,
    Cris

  14. Gi Says:

    Sua filha já é grande, Cris! O ponto de exclamação é pra mostrar minha surpresa, porque eu achava que você tinha filhos pequenos.

    Olha, eu faço umas associações meio ruins com flor por causa das perdas reais (não simbólicas só) que vivi na vida, nunca gostei de ganhar, mas adoro jardins, campos floridos, tudo isso. Aqueles castelos, aqueles jardinzinhos de casa, como o seu. Gosto de me perder neles, gosto de natureza, mas não sou uma pessoa “da terra”. Gostaria de ter um jardim, ou mesmo ter paciência, conhecer alguém que ascendesse essa vontade em mim. É sempre bom dividir com os outros e poder praticar no dia-a-dia .

    Você é virginiana, é? Eu tenho ascendente nesse signo e o lado Virgem no ascendente é mais em relação a análises, críticas e encucações intelectuais, mas estou começando a me identificar com as qualidades mais intrínsecas ao Sol nesse signo – que as coloca em prática.

    Sobre o assunto do outro post:

    Creia-me, tudo é uma questão de postura do ser humano. A Internet nunca é muito a culpada. O ser humano que inventa mil e umas e se enreda no virtual. Decepção as pessoas só têm quando criam ilusões. Blog é pra se expressar. E isso é bom. Não me decepcionei com nada, ao contrário. Só acho que pra tudo na vida existe um “nascer e morrer”. Bisous

  15. Gi Says:

    Ah, lembrei: minha avó adorava violeta. E lavanda realmente é muito bom. Eu gosto.

  16. Alline Says:

    Eu lembro do sabonete da Phoebo.
    Lindas suas plantas, Cris. Acho uma delícia cultivar plantas.
    Aqui eu moro em apartamento, não tem quintal. Mas eu plantei manjericão (amo manjericão em saladas e molho de macarrão, sem contar o molho pesto!!) numa daquelas jardineiras de plástico e ficou um espetáculo. Qualquer dia mostro as fotos.
    As fotos ficaram lindas!
    Beijos

  17. Camponési Says:

    Oi, te amo muito mãe, e amei suas fotos de lavanda!
    Beijão

  18. cris s Says:

    Gi,
    Mas a gente também tem capacidade para tentar se livrar de algumas associações desnecessárias, você não acha? Eu também amo campos de flores. Adorava a passagem do inverno p/ a primavera na Europa e ver como a natureza renasce.

    É, sou virginiana e meio perfeccionista, uma chatice!!

    Sobre a internet: concordo que a gente faz da internet o que a gente quer (é). Mas é um veículo muito sedutor, não?
    Bjs

  19. cris s Says:

    Alline,
    Você lembra? Lembra da água de lavanda?
    Eu também gosto muito de cultivar plantas e sinto o maior prazer em vê-las crescer. Eu tenho manjericão aqui, também! Ele está imenso, não sei o que fazer com o bicho. Aliás acho que vou fazer um belo de um pesto por tua sugestão. Tenho orégano, tomilho, salsinha, cebolinha, arruda (básico!) e outras ervinhas poderosas.
    Imagino que a lavanda não cresce aí pelo norte, mas, em compensação, deve ter cada fruta de matar de boa.
    Bjkas e boa semana!

  20. cris s Says:

    Camponesa queridíssima,
    Obrigada por ter me ajudado no fim de semana. Você é um encanto de filha e eu te amo muito muito, muito, como a senhorita bem sabe!! :-) Nosso jardim ficará lindo.
    Bjs

  21. Gi Says:

    Cris, com certeza. Adoro internet. ;-)

    Sobre as flores, a associação vem sem que eu me dê conta, mas o que vale é a intenção da pessoa. Não vou desprezar o presente, mas não curto ganhar flores. Gosto no campo, no jardim, não separadas. Qual é seu signo ascendente, vc sabe?

  22. cris s Says:

    Gi,
    Aquário! Acho ótimo p.q. ele “equilibra” o lado perfeccionista de Virgem.
    bjs


  23. Esse papo ta’ delicioso, as fotos maravilhosas, a blogueira otima e eu AMO lavanda, mas sou um desastre com plantas, todas morrem por falta de agua!

  24. cris s Says:

    Denise,
    Obrigada, é ótimo saber que vc gostou!
    Se algum dia vc quiser plantar alguma, plante a lavanda, ela não gosta muito de água. Você pode até esquecer dela, Denise. E ela estará lá vivinha da silva, uma beleza :-)
    bjs e obrigada pela visita.

  25. Juliane Says:

    Cris; olá cheguei ao seu blog através do blog sindromedeestocolmo. quando vi as fotos e seus comentáros sobre a lavanda fiquei tão feliz, me lembrei tanto da minha infancia, e sempre pensei em ter algumas flores no meu jardim que fossem de lavanda. Será que seria possivel vc conseguir algumas sementes, ou como eu conseguiria, moro numa cidade pequena, já tentei conseguir e e muito dificil, ficaria feliz se vc pudesse responder este mail. Atenciosamente juliane- demenechj2@tutopia.com.br

  26. cris s Says:

    Oi Juliane,
    Onde vc mora?
    Não sei mesmo como fazer sementes das flores. Eu mesma sempre compro novas mudas. Vc viaja p/ cidades maiores, vez por outra? Vou escrever p/ vc.
    Cris.

  27. Pitty Says:

    Oi Cris!!
    Realmente me deliciei com este tópico! Tb sou A-PAI-XO-NA-DA por lavanda… Minha avó faz perfume de lavanda desde que me conheço por gente, mas sempre comprou as essências… Este ano comprei minha primeira muda, coloquei num vaso, e realmente ela esta crescendo super bem! Mas outro dia comprei uma muda, dessas vendidas como tempero, as folhas são diferentes, e o cheiro mais “mentolado”. É bem diferente mas não imagino qual tipo seria. Moro em Campinas e não é tão facil por aqui encontrar mudas de lavandas, vc é de São Paulo???
    Um beijo e parabéns pelo post!!!

    • Priscila Says:

      Olá!

      Tambem sou de Campinas.. e não estou achando muda de lavanda por aqui! será que você teria mudinhas pra me dar?

      Obrigada!

      • Manoela Says:

        Vai em Holambra, pertinho daí de Campinas, que vende Lavanda já grande bem baratinha. Ah, no Mercado Municipal de Campinas comprei tem 15 dias o vaso com 3 mudinhas de Lavanda por R$ 6,50! Aproveita!!
        Beijos, Manú!

  28. cris s Says:

    Oi Pitty!
    Encontrei uma outra apaixonada por lavanda! Como a tua vó faz perfume de lavanda? Eu adoraria saber fazer essências, acho o máximo.
    Acho que sei à qual espécie vc está se referindo (a de fragância mais mentolada), ela não florece, né? Eu já tive algumas aqui em casa. Mas o meu negócio são as belas flores, que eu adoro. Sério.
    Em São Paulo vc deve achar espécies diferentes.
    Eu sou de Curitiba. As minhas mudas estão crescendo e se enchendo de flores! :-)
    Obrigada pela visita. Volte sempre. Bj,
    Cris

  29. vanda Says:

    Adorei esse papo sobre lavanda. Também sou apaixonada pela flor. Acabo de me mudar e pintei as paredes do meu quarto de lavanda. Em frente o meu prédio (em Campinas)tem uma casa com um jardim de lavanda… lindo Todos os dias “roubo”uma florzinha e deixo secar debaixo do travesseiro, dentro de livros.
    Estou bordando um lençol com flores de lavanda. Gostaria de saber como fazer o perfume. Abraços a todas.

    Vanda

  30. cris s Says:

    Vanda,

    Outra louca por lavanda! Vamos fundar um clube? hehe! Sabe que eu também faço potpourris? seco as flores e depois ponho em saquinhos. Mas me falaram que você tem que seca-las quando elas estão com as flores bem azuis e na sombra. A minha ‘safra’ vai começar em alguns meses pois eu plantei mudas novas, as velhas estavam mto grandes.
    Também não sei como fazer perfumes. Se vc descobrir, volte e dê um alô! Tomara que o teu lençol fique lindo. Fico só imaginando… Eu tenho toalhinhas de lavabo bordadas com as flores de lavanda.
    Enfim, seja bem-vinda se quiser ler o bloguinho.
    abraços,
    Cris


  31. assino em baixo de tudo o que voce escreveu… tambem sou fanzoca dessa planta e tenho varias no meu quintal. Elas sobrevivem muito bem a falta de agua, felizmente!

    beijoo!

  32. leticia Says:

    olá cris, eu plantei 3 mudinhas de lavanda na minha em uma vaso que fica na minha sacadaque pega muuuito sol, não rego ela muito, mas suas folhinas estão queimadas, será que é sol demais??? o que devo fazer?
    Bjos

  33. cris s Says:

    Letícia,

    Seja benvinda! É, talvez seja sol demais. Elas estão plantadas em vasos? Elas ficam meio murchas quando precisam de sol… Vc mora acima do nível do mar?

    bjs

  34. leticia Says:

    Oi Cris, sim eslas estão plantadas em um vaso. Eu moro em porto alegre – rs.

    bjos

  35. cris s Says:

    Leticia,
    Porto Alegre tem um clima semelhante ao de Curitiba. Você está regando demais? Você rega as plantas nas flores/folhas diretamente? Talvez seja bom você regar próximo ao caule por conta do cloro, etc. da água. Outra coisa, não se esqueça de regar bem pouco, ela não gosta de muita água.
    bjs e boa sorte
    P.S. Volte p/ me contar se elas melhoram!!

  36. nadiejo Says:

    Olá.

    Tbm sou fissurado em lavanda, tanto que ao encontrar por esses dias umas mudas lindíssimas não resisti e comprei algumas, apesar de já possuir outras em casa. É assim, coisa de paixão mesmo. Aí, resolvi pesquisar sobre a tal na net e encontrei esse seu texto-declaração de amor por nossa cheirosa amiga. Agora deixa eu correr de volta para elas, pois tive uma idéia ótima para um vaso e…

    Beijos.

    Nadiejo.

  37. cris s Says:

    Nadiejo,
    Deveríamos fundar uma associação, não acha?? Que pena que vc não tem um blog p/ compartilhar as fotos! Eu também estou querendo comprar mais mudas. Eu acabei plantando algumas mudinhas numa época não muito boa e elas estão meio magoadinhas. Mas já, já elas ficam mais frondosas.
    boa sorte c/ as belezuras!!
    beijocas e apareça quando quiser,
    Cris

  38. Flavia Says:

    Oi, moro nos EUA, mas estou de mudança para o Brasil, Goias, e amo lavanda, gostaria de ter umas em meu jardim.
    Vc sabe se posso arrumar umas sementes por la? E onde e como devo planta-las, se emum pote primeiro, pra fazer mudinhas, ou se é só colocar no jardim direto.

    Um abraço,
    Flavia

  39. cris s Says:

    Oi Flavia,
    Não tenho certeza se a região de Goiás, onde vc vai morar, é favorável para as lavandas. Quanto às sementes, se eu fosse você, nem pensaria, pois são difíceis de pegar. Eu mesma já trouxe algumas p/ o Brasil e elas nunca vingaram. Compre as mudinhas!! E depois volte p/ contar, tá? Onde você mora??

    Um abraço e seja benvinda!
    Cris

    Abraço,
    Cris

  40. Flavia Says:

    Oi,
    moro em Medford, Massachussets, bem pertinho de Boston, a 7 anos, tenho 29 anos.
    E vc onde mora?
    Olha se vc tiver orkut me add la, **Flavia** Almeida.
    Vc sabe se eu consigo mudinhas la no Brasil?
    bj

  41. nilson augusto Says:

    como faço para cultivar lavanda em ribeirao preto – sp? sou louco por lavanda, gosataria de cultiva-las em vaso.

  42. cris s Says:

    Nilson,
    Não tenho certeza, você deveria verificar com um especialista, mas Ribeirão Preto talvez seja um pouco quente demais para lavandas. Elas gostam de um pouco de frio.

  43. Marcia Says:

    Ola Cris!
    Adoro lavanda, mas gostaria de saber se elas atraem abelhas, eu tenho duas cachorrinhas que costumam tentar pegar moscas no ar, imagina se pegam abelhas…
    Obrigada desde ja
    Marcia

  44. cris s Says:

    Oi Marcia!

    Nossa, as lavandas atraem muitas abelhas, principalmente no verão. Mas será que as tuas cachorrinhas não aprendem? Cachorros são tão espertos…
    boa sorte,
    Cris

  45. Marcia Says:

    Podem aprender sim, mas se uma abelha picar e elas tiverem alguma reaçao alérgica (já soube de casos de fechar as narinas, e inchar garganta) e eu nao estiver em casa, pode ser perigoso. Mas vou plantar num local onde elas não tem acesso. Voce sabe onde encontro mudas para vender aqui em São Paulo?
    Obrigada Cris :-)

    • Bete Akemi Says:

      Olá! também adorei este blog… comprei as minhas mudas de lavanda para o apartamento. Elas são lindas…. Aqui em SPaulo, vcs poderão encontrar no Tatuapé Garden (uma das unidades desta loja fica na Av. dos Bandeirantes)

      Estou com um dilema… ainda não achei a posição exata para colocar as minhas florzinhas, pois elas estão “tristes”, murchas… será excesso de sol? elas estão na face norte (pega sol o dia todo). dou água em dias alternados….

      abraços

      Bete

      • cris s Says:

        Bete,

        Talvez seja excesso de chuva/água! Sério, o perigo da lavanda é este. Cuide pra não regar demais. Regue um pouco mais no início e depois uma ou duas vezes por semana apenas. Quanto ao sol, tudo bem, ótimo pegar sol direto. Lembre que uma das melhores terras para a lavanda é a Provence (FR), aonde tem sol direto e pouca chuva.

        Abraço e boa sorte!

  46. cris s Says:

    Marcia,
    Que bom que você tem um local isolado. Nós pensamos em ter um cachorro logo e vamos ter que enfrentar o mesmo problema.
    Eu não saberia indicar nenhum lugar em S.P., mas tenho certeza que vc encontrará com facilidade! Compre mudinhas mais crescidinhas e não regue tanto!!
    de nada e boa sorte.

  47. Regina Says:

    Também sou apaixonada por lavanda…

  48. Michel Says:

    Caro amigo

    Gostaria de saber o end. do lugar aonde as lavandas são cultivadas, pois tenho interese de trabalho, sou Designer e estou fazendo uma embalagem , gostaria de tirar umas fotos.

    Desde já agradeço
    Jah é luz.

    Michel Oliveira

  49. Says:

    Oi Cris, amo lavanda, mas também pensei que ela gostasse de clima frio… Gostaria muito de cultivá-las,mas nao sei se seria possível, pois estou morando em Recife. Vc acha que o clima é adequado? Já procurei aqui e nao encontrei, vc conhece algum site que venda as mudas ou vasos prontos pra que eu possa cultivá-las na varanda do apartamento? Ah, parabéns pelas fotos, estao lindas!


  50. […] já deve ter lido alguns dos posts sobre as minhas flores. Eu já escrevi bastante (principalmente aqui e aqui) sobre as minhas queridas lavandas, contei sobre os seus talentos e encantos e declarei […]

  51. ziloah Says:

    Oi Cristiane,

    Hoje fiz alguns sachês com lavandas para colocar nos armários, pois segundo minha empregada as lavandas são ótimas p/combater o mofo tb. Aqui no Rio por causa da maresia frequentemente as coisas mofam. Vamos ver então no que dá… Aí eu lembrei que tinha lido no teu blog alguma coisa sobre lavandas e vim de novo pesquisar. bjos Zilo

  52. cris s Says:

    Oi Zilo!
    Obrigada pela visita aqui no blog. Eu fazia sachês também com as minhas próprias lavandas. Eu adoro o cheiro mas não tenho certeza que elas combatem o mofo (que é imenso aqui em Curitiba,como vc sabe…). De qualquer maneira, quero plantar novas mudas porque as que eu plantei no ano passado pereceram (só p/ contrariar tudo o que eu tinha falado delas) :-)
    Tudo bem com você??

    bjs

  53. Laura Says:

    Eu tb sou virginiana e adoro lavandas- tenho aqui a colônia feita em casa, deliciosa.
    Uso mto.
    Não sabia que dava fácil- solo.
    Quem sabe tento na casa nova. Eu sou uma negação com plantas, não gosto de sujar as unhas…
    frescura de virginiana ex obsessiva :)
    bjs
    lindo seu post.

  54. ana para todos e para le Says:

    também sempre foi louca por lavanda. a cor, a textura das folhas. também moro em recife e consegui duas mudas numa loja que fica na av. norte, depois do armazém coral e perto da entrada da encruzilhada. também percebi as folhas um pouco queimadas? que fazer?

  55. cris s Says:

    Ana, espero estar errada, mas acho que não estou: a lavanda gosta de clima frio, meio montanhoso. A fazenda de lavanda que eu visitei fica na Patagônia argentina, onde neva e faz muito frio no inverno. Numa dessas você tem uma variedade diferente, então boa sorte!!

  56. Esther Says:

    Olá,
    Eu tbém adoro lavanda!!! Moro no interior da Bahia, Brumado, que é muito quente e seco e as lavandas deram muito bem aqui. Dão flores o ano todo e o perfume….. que maravilha!!! Se alguem souber alguma dica para extrair o óleo (forma caseira) mande para mim. Coloco também as folhas / flores no lavabo e deixo secar e o cheiro fica ótimo.

  57. cris s Says:

    Oi Esther, Nossa fiquei surpresa em saber das tuas lavandas na Bahia! Que máximo. As minhas estão agora bem borocoxôs. Tenho que começar da estaca zero.
    Eu também gostaria de saber como extrair o óleo!
    Boa sorte com as tuas lavandas.

  58. Miriam Says:

    Oi Cris! Desculpe invadir seu blog assim, mas digitei no google: “plantas, lavanda” pois estava a procura de alguma informação de como cuidar de um vasinho de lavanda e seu blog apareceu! Adorei suas fotos das lavandas! Tenho um vasinho e adoro, normalmente só molho algumas vezes na semana e ela estava linda, já bem florida, mas hoje, ao chegar em casa do trabalho, levei o maior susto, pois estava toda murcha, caidinha… será que é pq aqui onde moro, no sul (brasil) tem feito mto frio? Deixo o vaso próximo à janela para pegar sol de manhã… fiquei com uma peninha… será que ela vai secar? Vejo que entendes dessa planta, podes me dar alguma dica?
    Ah, como posso fazer sachets para colocar no armário, sabes?
    Desde já agradeço!
    Um abraço!
    Miriam


  59. Olá
    Tenho na minha chácara um canteiro com lavanda. Gostaria de fazer novos canteiros das mudas já existentes. Isto é possível? Não sei nem como começar. Agradeço a ajuda.
    Leisy

  60. joao5 Says:

    Olá,
    Também eu me interesso pela Lavanda e produzo numa pequena área de cerca de 16 m2.
    Como houve o interesse de vários frequentadores deste blog sobre a produção de oleo essencial de lavanda quero deixar-vos um link útil: http://www.arteblog.net/curiosidades/oleos-essenciais/como-extrair-oleo-essencial-de-lavanda/
    Eu possuo um pequeno alambique em cobre, que adquiri aqui:

    http://www.copper-alembic.com/shop/index.php?act=viewProd&productId=38.

    Para além do óleo também retiramos a água de lavanda. Ao fim de algum tempo não conseguimos consumir o que produzimos e então é uma prenda fantástica para oferecer aos amigos.
    Um abraço de Portugal

  61. Alessandra Says:

    Moro em Macapá e quero ter um vaso de lavanda, onde posso comprar, será que vendem no norte do Brasil.

  62. Alessandra Says:

    Quero fazer um jardim com lavanda, será que no norte do Brasil será possível?

  63. cris s Says:

    Alessandra,

    Há uma variedade imensa de lavanda e eu imagino que seja possível. No entanto, a lavanda das fotos e de outras fotos que você deve ver, gosta de clima mais frio, ela não é uma planta tropical. Pesquise em livros especializados ou pergunte para um biólogo / botânico para ter certeza.

    Boa sorte!

  64. Wanilda Says:

    Oi, pessoal! Também adoro lavanda! Alguém saberia me dizer onde poderia comprar muda de lavanda no Rio, preferencialmente na Barra da Tijuca ou Zona Sul? Abraços a todos! Cris, parabéns pelo blog!

  65. Allan Says:

    Gostaira de saber se dá para fazer muda de lavanda, e se der como faço????

  66. cris s Says:

    Wanilda,

    Eu desconheço onde você possa encontrar lavanda no Rio. Aposto que há muita lavanda na serra.

    Obrigada pelo teu recado, Wanilda e boa sorte!

    abraço,
    Cris

  67. cris s Says:

    Allan,

    A minha experiência me diz que você não pode fazer mudas de lavanda. Elas não gostam de podas e muitas mudanças. É melhor você comprar mudas em floriculturas para garantir que elas cresçam.
    Boa sorte.

    Cris

  68. Lêda Says:

    Olá,
    Gostei muito e obtive um aprendizado muito grande lendo as matérias e os emails enviados e respondidos.
    Tenho como meta, morar num sítio, numa região montanhosa do Espírito Santo, e com certeza terei um canteiro de lavandas.
    Obrigada e mt paz.

  69. Ivete Says:

    Também tenho paixão por Lavanda. Leio tudo que posso sobre esta planta tão Zen, tão maravilhosa. Tenho um livro lindo sobre a Lavanda, que comprei na Primavera de 1999: A Magia e o Poder da Lavanda – Seus Segredos e suas Aplicações de Maggie Tisserand e Monika Jünemann.Quanto a plantar só posso ter em vasos e numa floreira, onde pegam bastante Sol e aromatizo minha casa com sua essencia.
    Quando vou para Argnetina sempre trago a Meli Hué- LAVANDA DE BARILOCHE, que é maravilhosa.
    Amei o que vc escreveu, obrigado e um abraço!
    Ivete

  70. lydia Says:

    Lindo o seu site e as fotos. Descobri as mudinhas de lavanda há qutro meses, ao mesmo tempo que minha irmã querida as descobria em São Paulo…ficamos muito felizes com a coincidência. Daí que quando algumas folhinhas murcharam eu as retirei e vi que mantinham o aroma. Juntei alcool a elas em um vidro de perfume vazio e prá minha surpresa o alcool se coloriu de um lindo tom de verde cheiroso! Coloquei um a vareta de madeira permeável e hoje nos divertimos aromatizando a casa.

  71. Constança/Eduardo Says:

    Boa noite, antes de mais nada, maravilhoso seu site, parabéns pelo capricho. Seria possivel nos orientar a melhor maneira de iniciar uma plantação de lavanda? Seria fácil adquirir sementes, seriam melhor mudas. Quem fornece, etc..
    Desde já grato

    olhandoestrelas@yahoo.com.br
    duda1718@hotmail.com
    Desde já grato

  72. Adal Says:

    A lavanda é a minha mais nova paixão,pois já estou um pouco triste, moro em apto, e adquiri um vaso pqno depois de vinte dias elas começaram a cair não sei o que aconteceu, olhei a terra e não tem bichinhos visiveis a olho nu, a terra esta úmida, ponho na janela para tomar Sol sempre que tem…então o que fazer?

  73. Lana Says:

    Moro em SC, na divisa com a Argentina, estou louca atras de mudas ou sementes de lavanda mas não consigo em nenhuma floricultura. Alguem pode me ajudar?

    Grata.

  74. cris s Says:

    Constança/Eduardo,

    Você pode adquiri-las em algumas floriculturas! Boa sorte com o cultivo!

  75. cris s Says:

    Lana,

    Se você não as encontra onde mora, receio que você tenha que ir a uma cidade maior para encontrar as mudas.

  76. cris s Says:

    Adal,

    Realmente desconheço se a lavanda pode ser cultivada dentro de casa. Sei que ela gosta de ar livre, muito sol, pouca água, pouco manuseio. Quem sabe na sacada?
    boa sorte!

  77. cris s Says:

    Lydia,

    Que interessante! Elas não são mesmo maravilhosas? Secas dá para fazer potpourris excelentes. Adoro o cheiro, acalma e refresca.

    Um abraço.

  78. cris s Says:

    Ivete,

    Obrigada pelo elogio! Então você também esteve no Meli Hué, em Bariloche? que coisa linda, não? Adorei saber do seu cultivo. Apareça mais e tudo de bom para você.

  79. Tere Gaia Says:

    Adorei conhecer você. Eu também estou apaixonada pela lavanda e estou procurando mudas. trouxe sementes da França, do Castelo de Villardy, mas elas não germinaram. Descobri depois que estavam vencidas.
    Em São Paulo, capital, procure no site de “sabor de fazenda”. Estou procurando primeiro no Rio. quero plantar na minha varanda.
    Adorei!!!

  80. cris s Says:

    Tere Gaia,

    Seja benvinda! Eu já trouxe várias semenste de fora e nenhuma vingou, portanto nem tento mais. Compro mudas que encontramos em várias floriculturas aqui em curitiba. Aliás aconselho a comprar as grandinhas, parecem crescer mais facilmente.

    Desculpa te falar isso, mas elas não crescem tão bem em sacadas. Lavandas são plantas muito rústicas e gostam de solo, pouca água, o exemplo mais óbvio são as da Provence, na França. De qualquer maneira, vale o empenho e depois me conte o que aconteceu, tá?

    um abraço

  81. Mayara Says:

    Adorei suas publicações…
    Sou estudante de Ctba, tenho que fazer um trabalho sobre plantas medicinais e escolhi a lavandula!…
    Procurando achei esse link… Você tem algum material, curiosidades, algo que poderia oferecer para enriquecer meu trabalho? Muito Grata, Mayara

  82. cris s Says:

    Mayara,

    Eu apenas tenho as minhas lavandas, pura “pesquisa de campo”. Tenho um livro em inglês sobre lavandas também, que você encomenda com facilidade na amazon.com! Boa sorte com o trabalho.

  83. EDUARDO GOMES Says:

    PARABENS PELA MATERIA . ADORO LAVANDA E GOSTARIA DE PLANTAR NA SERRA DA BOCAINA . ONDE COMPRA AS SEMENTES E MANUAL DE CULTIVO . OBRIGADO . EDUARDO


    • PARABENS PELO CULTIVO DE LAVANDA
      eSTIVE Na Italia e finalmente conçegui ver
      A lavanda que eu tanto gosto, agora gostaria de saber qual a epoca que devo plantar, porque moro no Norte do Parana
      Desde ja agradeço.

  84. Mayara Says:

    Muito Obrigada Querida :)

  85. Denise Says:

    Também adoro lavanda! Já tentei plantar (em vaso/fora de casa/com sol) várias vezes, porém elas vão secando até morrer…. :-(
    Já experimentei pouca água; bem regada; com adubo; sem adubo… enfim, ainda não consegui.
    Poderias me dar alguma dica?!
    Obrigada e parabéns!


  86. Olá Cris!
    Parabéns pelo blog. Lí várias coisas aqui e posso ajudar em algumas dúvidas sobre lavanda, eu tenho algumas!
    Quando estive pela primeira vez na França fiquei encantado com a Borgonha pelas fazendas de lavanda, lá florescem duas fezes ao ano. Depois disso tentei plantar por sementes, sem sucesso, até que descobri que as sementes têm que ficar sete dias na geladeira antes de serem levadas ao local definitivo. É só colocar sobre a terra e pulverizar água em dias alternados que brotarão em 15/20 dias. A lavanda gosta de solo com Ph baixo, muito arenoso o que possibilita mais regas sem danificar a raiz. Ao contrário do que muitos pensam, a lavanda é uma planta do Mediterrâneo, por isso ela se sente mais feliz com o calor e sol direto e retribui com flores o ano todo no Brasil. Olha só, moro numa cidade perto do Recife, Pernambuco. Todo o país tem clima favorável para plantar lavanda, e ela, mesmo sendo de clima quente suporta bem o rigor do inverno com temperaturas abaixo de 0º grau. Quanto à extração de óleo essencial é bem simples, mas é necessário que se tenha um destilador: Primeiro colhe as plantas inteiras na época da floração e põe para secar, depois tritura e junta com álcool de cereais e é só destilar. Mas para se tirar um litro de óleo temos que ter 150/200 quilos da planta e na Borgonha se tira 25 litros de óleo essencial de uma área com 1 hectar. No Brasil a única experiência com plantio em larga escala para a produção industrial de que tenho conhecimento fica em Monte Verde, MG. Mas encontrei uma maneira de extrair o óleo: é só deixar a planta colhida secar e colocar de molho no álcool etílico, num vidro grande e escuro. Depois que tiver bastante material é só coar a mistura e deixar o ácool evaporar. Sobrará apenas a água com a essência que é o óleo e daí é só colocar no fogo até evaporar toda a água.
    Até mais, gostei da idéia de fazer o Clube!!!
    Marcos Medeiros

    • Adrianne Says:

      Marcos,
      tudo bom??

      Moro em Recife e gostaria de saber se há algum lugar na cidade em em cidades vizinhas que venda Mudinhas de Lavanda, pois andei pesquisando e ela é a Planta do Amor e da Fidelidade, logo meu casamento é em Setembro, primeiro sabado apos o inicio da Primavera e gostaria muito de dá as mudinhas como lembrancinhas aos meu convidados.

      Espero que voce possa me ajudar.

      e Parabens por tantos conhecimentos.


  87. Um detalhe que esqueci e que é muito importante: até que a planta comece a dar brotos nas folhas será melhor deixá-la numa redoma feita com garrafa pet transparente (cortada em cima e em baixo), tanto as plantadas por sementes quanto por mudas, o maior inimigo da lavanda é o vento. A planta também não suporta ser mexida, então se for trocar de lugar, muito cuidado para não desarmar a terra da raiz.
    Um abraço
    Marcos Medeiros

  88. cris s Says:

    Marcos,

    Adorei o teu comentário, super informativo! Muito obrigada. Estou sem tempo no momento, mas volto logo para responder à altura (o que será muito difícil, visto que o teu conhecimento é bem mais vasto que o meu!).

    Apareça, é um prazer trocar idéias com pessoas que compartilham do mesmo interesse!

    Abraço,

    Cris

  89. Eldy Says:

    Cris
    Comprei sementes de lavanda da topseed e nas instruções mandam qye ponham as sementes na geladeira por 1 semana antes de plantar na sementeira. Só que não explica como. se devo retirar da embalagem e por em algum recipiente e deixar na geladeira ou se na embalagem mesmo. Vc pode me ajudar? O site da topseed não funciona. Quero fazer um canteiro de lavanda na nossa casa de campo em Gravatá PE. Sou louca por lavanda mas nunca vi a planta
    Um abraço
    Eldy veras

  90. Cris S. Says:

    Oi Eldy,

    Eu recomendaria que você seguisse o sábio conselho do Marcos, que vou citar abaixo:

    “até que a planta comece a dar brotos nas folhas será melhor deixá-la numa redoma feita com garrafa pet transparente (cortada em cima e em baixo), tanto as plantadas por sementes quanto por mudas, o maior inimigo da lavanda é o vento. A planta também não suporta ser mexida, então se for trocar de lugar, muito cuidado para não desarmar a terra da raiz.”

    A lavanda realmente não suporta muita lida, gosta de ser deixada em paz. Por isso prefiro plantar as mudas, mas com bastante jeito dá para semear. Depois volte para contar o que aconteceu e muita sorte para você!

    Abraço,

    Cris

  91. eldy Says:

    Oi Cris
    Eu li os conselhos de Marcos. Mas o que ele nao falou é como coloco as sementes na geladeira? Na embalagem ou em um recipiente?
    Abs

  92. cris s Says:

    Oi Eldy,

    Deixe na embalagem (envelopes, não) mesmo. O importante é que elas estejam expostas à temperatura baixa.

    Abraço,

    Cris

  93. John Says:

    Que lindo. Eu também adoro lavanda….o cheiro, a cor a flor.


  94. O sabonete de lavanda phebo é delicioso! Há tempos a Natura tinha uma colônia de lavanda, daquela linha mais baratinha deles, era minha marca registrada, não usava outro perfume. Descobri aqui em Lisboa, no pão de açucar, uma colônia de lavanda que é tal e qual a que a natura comercializava. É meu cheirinho preferido!

  95. Ana Paula Says:

    Cris!!

    Adorei seu post e os comentários sobre lavanda. Há um certo tempo passei por uma floricultura e havia uma muda num vaso na calçada, mas não quis adquirir por falta de informações suficientes. Um tempo depois, no jardim de uma amiga lá estava a lavanda outra vez, com seu perfume maravilhoso, porém no solo. Qual não é minha surpresa, lendo aqui, que posso tê-la num vaso na sacada??!!
    Tomarei todos os cuidados com a mudinha que vou comprar e mando notícias! hehehe
    Obrigada por disponibilizar teus conhecimentos sobre essa maravilha da natureza e encorajar a plantá-la!!

  96. Ana Paula Says:

    Ah, e como uma boa virginiana tbm, procurei informações e já pensei e repensei o melhor lugar da casa para deixar minha plantinha…agora que já escolhi o lugar, vou seguir adiante…


  97. Oi, cheguei até aqui procurando informações sobre lavanda. Comprei sementes na loja perto de casa, junto com outros temperos e o pacotinho já está na hora de sair da geladeira. Amo tudo de lavanda desde criança e aprendi sozinha a cheirar lavanda quando estava nervosa ou triste, ainda criança. Também usava aquele perfume da Phoebo, mas o meu preferido era o English Lavander, da Atkinsons. Mas este não é mais fabricado. Também li o Tistu e me emocionei com a história, mas faz tanto tempo que não lembro direito do final…. Sou geminiana, moro em Niterói, em um enclave de Mata Atlântica a mais ou menos 1000 m do nível do mar. Aqui costuma ser muito frio e úmido, será que a lavanda vai se adaptar?
    Minha filha, esta sim uma virginiana de 20 anos,gosta de flores, mas só pra olhar e não cuidar. Ela diz que as mulheres tem a energia das fadas, não podem ver um amontoado de flores que começam a zumbir em volta….
    E me mostrou em um mercado, que tinha um setor de flores, como estava cheio de mulheres em volta, comprando ou só olhando e ela estava certa!
    Um beijo para todas as “fadas” deste blog e Feliz Ano Novo! Que Tistu possa acabar com a Guerra….


  98. princesas e príncipes,adorei saber mais informações e a descoberta de tantos fiéis escudeiros(as) de nossa amada .comunico um grande evento programado para oa pr´xima semana:estarei ganhando e plantando no meu jardim encantao, caso seja esta ocasião propícia para tal.A quetão é a seguinte mesmo estando empeíodo de chuvas,será que vingarão? Aguardo um retorno!


  99. Ufaaaaa, acabei de ler todos os comentários !!! Que plantinha danada, essa, e quantos admiradores… Há um ano ganhei umas mudas de lavanda , no casamento de uma amiga, como símbolo de purificação. Plantei-as, achando que nem iam vingar, e, feliz, tenho o pivilégio, hoje, de ter sempre flores para admirar sua beleza e perfume. Antes de terminar a leitura, já coloquei os galhinhos secos num vidro com álcool de cereais. Não sei se o o melhor, mas é o que tenho à mão hj. Coloquei, também, algumas flores no banheiro, dentro de um livro, para secar; só falta colocar no travesseiro, mais tarde. Adoro esse perfume e vou ficar com a casa toda perfumada e com a energia em alta. Voltarei com um link para as fotos que colocarei no meu blog.
    Bjsssss

  100. Renata Says:

    Oi cris!!! Somos várias com uma paixão em comum: lavanda!!! também achava que só dava pra cultivar em países frios até por acaso encontrar, na praça central de minha cidade, um canteiro imenso de lavanda. Nossa que surpresa feliz!!Vou tentar retirar o óleo te conto depois se consegui. Você sabe como fazer um potpourri?

  101. Michele silva de almeida Says:

    Eu também sou fã da lavanda gostaria de saber se encontra mudas dessa plantinha maravilhosa em Belo horizonte.

  102. Morgana Luiza Says:

    Também a d o r o lavanda, estas espécies de plantas trazem só o bem para quem as admiram.
    O cheiro, a cor, o jardim fica lindo com elas.
    Cultivem muitas lavandas e verão que a vida ficará ainda mais bela!!

  103. Paulo Batalha Says:

    Lavandista queridos, vejo que tudo que se falou ai pra cima serve bem para todos nós. Há 3 anos sai de São Paulo e fui morar em Vinhedo (+/- 70 km distancia) e comigo levei uma muda de lavanda ai ela cresceu e ficou lindona e como é muito generosa todas as vezes que chego da trabalho dou um abraço na moita e fico todo perfumado e acho isso reconfortante e muito legal. Resolvi fazer um caminho na entrada de casa com a lavanda e para isso quebrei varios galhinhos (técnica da estaca) e enfiei naqueles saquinhos pretos com terra que se usa para fazer mudas, bem apenas 50% das mudinhas criaram raizes e foram adiante e ai depois que começaram a dar flores eu as replantei. E exatamente agora estou numa experiência diferente, como no final de maio irá nascer a Giovana resolvemos dar de lembrancinha de nascimento um vazinho com uma lavanda. Ai resolvi comprar sementes e plantei em uma sementeira de 100 buraquinhos. Ela demora bastante para nascer, no envelope fala que entre 17 e 30 dias mas no meu caso já faz mais tempo e ainda tem semente germinando. Penso que vai ser uma ótima lembrança e para mim é uma enorme satisfação. Ah! e como última o produto com o perfume mais gostoso de lavanda na minha opinião é o sabonete liquido espanhol Enio de Pravia, é maravilho. Abraços a todos.

  104. Madu capitoni Says:

    Adoro lavandas, mas não sei onde comprar Moro
    perto de Itaipava e o clima aqui é muito bom, com isso devo consiguir que a lavanda sobreviva.Adorei a ideia do Paulo Batalha e gostaria de saber onde ele comprou as sementes. Parabéns para sua filhota Giovana e que ela venha encher de alegria a vida de vcs.
    Beijos a todos,
    Madú

  105. Cris S. Says:

    Olá Paulo,

    Fiquei impressionada com as suas dicas de plantio. As lavandas, na realidade, sempre me surpreendem. Eu tive que, por um período, abdicar das minhas queridas lavandas. Não sei exatamente o que aconteceu, mas elas começaram a mudar e secar. Vou voltar a comprar mudas e tentar novamente.
    Não conheço o sabonete espanhol, mas AMO os produtos de lavanda da L’Occitane.

    Um abraço

  106. Ricardo Pérez Banega Says:

    Hola Cris,

    também moro em Curitiba e adoro lavanda, moro num apto no centro,tenho um apequena sacada, gostaria de saber onde posso conseguir lavanda, galhos ou a planta , desculpa minha ignorancia, sou homem, sou argentino e moro sozinho e ultimamente estou me interessando pelas plantas mas ainda nao sei quase nada, e adoro lavanda.

    um beijo

  107. Cris S. Says:

    Oi Ricardo,

    Você irá encontrar mudas de lavanda nas grandes floriculturas, como as de Sta Felicidade. Boa sorte.

    Cris

  108. Solange Says:

    Em Março 29, 2009 às 12:08 am
    Quando Cris S. Diz:
    Não conheço o sabonete espanhol, mas AMO os produtos de lavanda da L’Occitane.
    Onde ela compra esse produto?
    Grata
    Sol

  109. cris s Says:

    Oi Sol,

    Você encontra lojas L’Occitane em muitos shopping centers no Brasil. É uma marca francesa.

    Cris

  110. Heloisa Says:

    Adorei a beleza da foto da Lavanda. Eu esto fazendo o meu jardm da varanda o meu apartamento na Barra d tijuca no Rio de Janeiro e quero que ele seja um espaço para refletir e relaxar da correria do dia a dia. E que seja cheiroso. precio saber onde coprar a Lavanda aqu na Cidade do Rio de Janeiro.
    Obrigada.
    Abraço,
    Heloisa Yoshida

    • cris s Says:

      Olá Heloisa,

      Eu realmente não sei aonde você pode encontrar lavandas no Rio, mas o lugar onde eu procuraria seria floriculturas.

      Boa sorte c/ o seu jardim

  111. Shirley Says:

    Amei essa foto! Adoro lavanda. Estou no Rio de Janeiro, não encontro em lugar algum mudas para vender, nem sementes…
    Se vc pudesse num dia de ” boa ação”…rs me mandar algumas sementes pelo correio, eu ficaria imensamente feliz :D
    Um beijo, fica com Deus!
    felicidades!! :D

    • Shirley Says:

      Oi Helo… Onde vc comprou as mudas de lavanda? Bjs!

    • cris s Says:

      Shirley,

      Eu nunca plantei lavandas com sementes, sempre comprei mudas. Não tenho certeza, mas talvez seja um pouco difícil para a lavanda crescer no Rio. A lavanda é uma planta que precisa de um pouco de frio, melhor ainda quando o clima é serrano. Por isso que ela cresce linda nos campos da Provence e da Patagônia.
      Boa sorte,
      Cris

  112. Claudia Aureliano Says:

    oi Cris! Seu blog eh perfeito!
    Olha só… ja li em vários posts que a lavanda se adapta a clima frio, outros dizem que tb se adaptam ao sol e clima tropical…. nao sei se é muita “pretensão” minha.. mas queria cultivar umas lavandinhas aqui em Fortaleza-CE.. É pq sou completamente apaixonada por Lavanda.. :} sabe dizer onde consigo comprar sementes ou mudas aqui por perto? ou até pela internet.. ja pesquisei de tudo e não acho nada… obrigada..

    • cris s Says:

      Oi Claudia,

      Que bom que você gostou do blog!! Obrigada!

      Quanto à sua pergunta, realmente não tenho idéia de onde você encontraria mudas de lavanda em Fortaleza. O melhor lugar para você perguntar são as próprias floriculturas. Aliás, são em floriculturas que eu compro as minhas mudas. No entanto, antes verifique se as lavandas cresceriam no clima de Fortaleza. Pela minha pequena experiência, vejo que elas se dão bem em lugares montanhosos, com um pouco de frio e muito sol.
      Boa sorte!

  113. Claudia Aureliano Says:

    Oi Cris… obrigada pela dica.. vou a algumas floriculturas atras das minhas lavandinhas… qq coisa volto pra dizer como foi… bjoos

  114. claudia guimaraes simoni Says:

    Que delícia de fotos e blog. Aqui em Belo Horizonte, Michele voce encontra mudas de lavanda na Leroy Merlin e acredito que em outras cidades como Curitiba e Rio de Janeiro a loja deve disponibilizar mudas também. Já tentei há uns 5 anos o plantio e sem sucesso, desistí. Depois ouvi um programa na TV5 onde aprendi que ela gostam de pouca agua e que se encontra lavanda branca, cinza, e em vários tons do azulado até o vinho. Estou tentando novamente e espero que desta vez dê certo. Sou apaixonada por orquideas e rosas – que são Cultivadas aqui em vasos. Dou preferencias às mudas de rosas com cheiro pois roseiras demandam um bom espaço.

    • cris s Says:

      Sim, Cláudia. Elas não gostam de água e muito manuseio. Há inúmeras espécies e vc tem que encontrar a adequada. Belo Horizonte é quente e algumas lavandas não gostam de calor. O clima da lavanda que comumente se conhece (lavandula angustifolia) é como de Provence, França. Muito sol e terreno árido.

      Eu também gosto de rosas e orquídeas, se bem que não tenho tido tempo para me dedicar este ano.

      Um abraço,

      Cris

  115. Marisa Ciufa Says:

    Minha plantinha de lavanda ta morrendo… me ajudem!!1

    Há duas semans fui numa esposição de flores e fiquei maravilhada com a muda de lavanda. COmprei e trouxe para casa. plantei num vaso bem lindo e coloquei na janela do meu apartamento.

    Quando fiz a replanta aguei.. mas faz 15 dias que chove direto aqui na minha cidade e parece que a minha plantinha tá morendo..

    Hoje amanheceu um belo dia de sol, coloquei o vaso na janela para tomar sol e ver se ela revigora.. ams para mais azar ainda derrunei o vaso…

    Minha pergunta, será que essa planta se dá dentro de um apartametno?/

    Me ajudem

    Grata..
    MArisa

    • cris s Says:

      Marisa,

      A lavanda não gosta de mta água. Leia os comentários aqui e você terá uma boa idéia. Ela é meio de lua e o melhor é encontar o lugar certo e regá-la umas 2 x por semana apenas.
      Outra coisa: ela não cresce dentro de casa.

      Cris S.

  116. vera Says:

    Que lindo ver tanta gente encantada também…
    tenho algumas lavandas no meu sítio em SC e só Deus sabe o bem que me fazem! Pudera, pensar que já passei até constrangimento em aeroporto garregando mudas…mas vale a pena!!!
    Sol, sol, sol é o que elas mais gostam. Ventos? sem problema algum e se a temperatura da noite baixar após dias muitos quentes,melhor ainda.
    Cortes até o final do caule provocam novas flores o ano inteiro.
    Agora, chuva em demasia, elas não toleram não. Quando isso ocorre,vou logo repor calcário no solo e retiro os galhos secos.
    No apto. tb floresce mas a incidência de sol deve ser constante.
    Boa sorte e alegria pra nós todos!
    vera

    • cris s Says:

      Vera,

      Obrigada pela dica do calcário! Eu nunca vi lavanda florescer dentro de casa. Lavanda gosta das intempéries, do vento, do sol. É uma planta rústica, com uma beleza única.

      Abç,

      Cris

    • Cleto Says:

      Fazem 02 anos que trouxe um pezinho de lavanda da Italia,e ele nunca produziu flores,cuido muito dele e le fica feio.O que devo fazer ele ta numa caqueira de chão,já coloquei em barro vermelho amarelado.não sei mais o que fazer,até suco das cascas das verduras passado no liquidificador ja botei e nada.Me enssina algo pra salva-la,pois a amo!

  117. Maria Lu Says:

    Nossa mãe que incrível teu blog !!! É uma sensação !!!
    To muito orgulhosa, parabéns ! Beijos, te amo.

  118. Cleto Says:

    O clíma da minha cidade é ótimo,pois é frio e quente. Sou de Garanhuns-PE.Agradeço a orientação que me derem pra salvar minha lavandinha.Bjus!!!

  119. Nanda Says:

    S’il vous plaît!!!!!!!!! Estou louca tentando achar onde consigo uma mudinha de lavanda. Moro no Rio de Janeiro, já fui atrás até na UFRRJ, mas o profº que tinha me prometido esse milagre saiu de férias. E aí já sabe…
    Alguém sabe onde acho???????

    Bisou.

    • Emília Says:

      Olá, Nanda:

      Apesar de já ter muitos meses que vc escreveu, vou arriscar e te passar um endereço aqui em Juiz de Fora – MG.

      Comprei a minha muda faz 2 semanas e custou apenas R$ 12,00.
      Anota: Belas Artes paisagismo, http://www.belasartespaisagismo.com.br; Av. Pedro Henrique Krambeck, lote 52 – quadra C – Bairro São Pedro – (32) 3241-6738

      Anima e vem, não é tão longe…

      um abraço,

      Emília

  120. Cris S. Says:

    Nanda,

    Você deve perguntar em floriculturas, essas que vendem mudas. Lá eles devem pelo menos saber te informar. Aqui em Curitiba é bem fácil de achar. Lembre-se do que o Nando lá de cima falou: a lavanda gosta de um friozinho.Pense no clima da Provence, na França!

    Abraço e boa sorte!

  121. Nanda Says:

    Pois é, sei disso! Isso que me “mata”. Aqui faz um calor… mas eu quero ver se consigo.
    Será que para ter que ter novamente minha lavanda terei que me mudar novamete para France?! Rs.
    Mas valeu pela dica Cris.

    Gros bisous!

  122. joão Says:

    Gostaria de comprar sachês perfumados (lavanda etc) alguém pode me dar uma força grato

  123. Anita Says:

    Muito obrigada, amo lavanda desde que entendo por gente e estava com muitas dúvidas se conseguiria ou não cultivar na minha casa.
    Voce me deu as respostas!!! Compartilhamos um amor grande por essa plantinha linda!!!

  124. silvia Says:

    Regina
    Também estou apaixonada pela lavanda. plantei meia dúzia de mudas em meu sítio em MG e elas viraram uma moita enorme, alta cheias de flores. Realmente são generosas, o tom lilás azulado então…é lindo. Agora que virou uma moita enorme não sei como fazer, será que é só deixar lá? como replantar? alguém sabe?

  125. Cris S. Says:

    Regina,

    Leia com atenção os comentários: alguns são super esclarecedores.

    No entanto, uma boa dica é deixar o arbusto lá. A lavanda não gosta de muita lida.

    Abç e boa sorte,

    Cris S.

  126. Robertha Says:

    Oi, eu moro em apto e eu adquiri a minha mudinha em Holambra no mercado de flores. Porém ela começou a secar de um jeito. Comprei até nutriente pra colocar no vasinho.
    Deixo perto da janela da sala. Porém duas florzinhas ainda está firme e forte. Mas eu sei que a plantinha está morrendo. Existe algo mais que posso fazer por ela?


  127. […] Lavanda, uma paixão (publicoeprivado.worldpress.com) O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você. […]

  128. Renata Says:

    Cris,
    você sabe como posso conseguir mudas de lavandula augustifolia aqui no rio de janeiro?
    obrigada!

  129. Talita Says:

    Olá….vou me casar agora em julho e queria muito que meu buquet fosse de lavanda, moro em goiás e não sei onde encontrá-las..poderia me dar dica e o valor mais ou menos de uma rama para fazer o buquet…
    muito obrigada pela atenção Talita (tafexanu@hotmail.com) se puder mandar a resposta por e-mail agradeço!!!

  130. cris s Says:

    Oi Talita,

    Receio não poder te ajudar porque moro no sul e não conheço Goiás, mas se eu fosse você perguntaria a boas floriculturas. Achei ótima a ideia de ter o bouquet de lavandas!

    Abraço,

    Cris


  131. Olá,

    se você me mandar o material que tens para o slideshow, te mando o código para colocá-lo no blog.

    Abraços,

    Bosco
    http://www.revistaecologica.com (também! rsrs)

  132. Ariane Says:

    Oi. Também adoro lavanda!! Plantei sementinhas e já faz um mês que estou na expectativa, olho todos os dias meus vasinhos (copos de plástico) e das muitas que plantei, só vingaram 6, até agora. Mas fiquei tão feliz!!! Vocês sabem, né?? As cuido como se fossem bebês…Ainda tenho algumas sementes, e vou colocá-las na geladeira, como vocês ensinaram. Espero que funcione. Eu sonho com meu jardinzinho todo lilás e perfumado…
    Abraços.
    Ariane

    • Selene Says:

      Alê Ariane: então, seu jardim de lavandas funcionou? Eu ainda não consegui.
      Por que tem de ficar na geladeira? Mesmo quando as sementes não são super recentes?
      E o clube da lavanda, vc sabe de alguma notícia recente?
      Que suas lavandas floresçam muito,
      Selene

  133. cris s Says:

    Ariane,

    Boa sorte!! Eu adoro lavandas também.

    Abraço,

    Cris S.


  134. Oi Cris

    Amei seu blog, é tudo que eu procurava!
    Acabaram de chegar meu pacotinhos de sementes que importei da Inglaterra: Lavender augustifolia purple, hidcote blue e mustead. Você não imagina a minha agonia de quere plantá-las e ve-las germinarem. No pacotinho vem a indicação de colocá-las na geladeira por 6 semanas, de plantio em vermiculita, vou tentar fazer sementeiras….
    Se vingarem, volto aqui pra contar.
    Bjs
    Márcia

  135. Yara Says:

    Alguem sabe como salvar umas mudas de lavanda que eu creio estarem morrendo ? Elas estavam num ambiente de trabalho com ar condicionado e esqueci de regar na sexta. Na segunda, parecem estar morrendo e a agua só fez piorar tudo !

  136. kucia baro Says:

    ola pessoal,tambem somos loucos por lavanda(eu e meu marido) tenho varias.O ideal e plantar-las em um caminho do jardim (para quando passes lhes rossem um pouco e emana o aroma.Faço saquinhos para os armarios-Faço azeite.Aqui compro bem pertinho de casa as mudas,tambem hay sementes .Tambem se pode reproduzir por divisao da plantas.Convem podar-las imediatamente depois da floraçao.assim a proxima sera mais espetacular.

    • Eveline Says:

      Sempre fui louca por lavanda,desde de pequena cheirava o vidro de English lavander de minha Mae. Por falar nisso aqui ainda se encontra, por 60€ .
      Adoro o sabonete Heno de Pravia parece muito a lavanda e aqui é barato, ponho nos armarios.
      Tenho uma duvida. Como se faz a poda? A que altura tenho que cortar?
      Moro en España. Agradeceria uma resposta.
      Ah! Queria compartir com vcs que finalmente aprendi a cultivar a Orquidea Phalaenopsis, esta abrindo 25 flores porque aqui estamos quase entrando na primavera. Estou feliz e cada dia que abro minha janela e vejo essa perfeiçao das flores me emociono. Como Deus faz obras primas.
      Boa sorte com suas lavandas!!

  137. kucia baro Says:

    …continuando….moro no norte de Espanha.Mas a ultima vez que fui ao Brasil levei varias sementes para o Ceara.Minha irma adorou.A lavanda nao precisa muita agua .E muito agradecida com um solo arenoso(drena melhor)Cuidado com o uso do azeite .Melhor nao abusar.Um abraço bem grande….Lucia por certo!

  138. Lulu Says:

    Oi!

    Devo ter dedo rocho, pois comprei um vaso com lavanda; LINDO; mas não sei o que fiz de errado ela está murchinha agora!!!
    Que é que devo fazer? Ainda tem jeito?
    Socorroooo!!!
    Lulu

  139. Deis Says:

    Eu morei na Italia, e tambem em Ibiza espanha ,e la conheci lindas plantacôes de alfazemas e lavandas , quando eu voltei para o Brasil, eu trouxe na mala algumas mudas mas morreram , as sementes que plantei não nasceram ,em BH comprei algumas mudas de LAVANDA DENTADA====FOLHA REPICADA,essa sim está linda num vaso

  140. ray Says:

    oi adoraria de encontar cementes para plantar onde posso conseguir. obrigado

  141. claudio Says:

    Faço parte de uma parceria que extrai oleo essencial de camomila do Egito – gostaria de tirar o/e de lavanda do Brasil – pois a importada é muito cara – onde encontro uma plantação de lavanda?

  142. wagner Luís Ribeiro Says:

    Boa Tarde
    Li tudo e não encontrei a receita de sua bizavó, eu quero fabricar o meu própio perfume, sepuderme enviar agradeço.

    Wagner

  143. Olga Says:

    Olá! Estou louca para plantar no meu jardim. Tenho pesquisado. No site do globo rural, diz que no Brasil não florece. Eu queria saber onde pesquiso o tipo exato de lavanda para meu terreno e clima. Eu moro em pé de serra. É bastante úmido (mais de 80%) e costuma chover sempre – no verao é absurdo. Mas o sol costuma ser forte. Tem um pra cada pessoa.
    Posso plantar em vasos? E dentro de casa é só cortada?

  144. Olga Says:

    No post acima, esqueci, mas preciso te parabenizar e agradecer pela página!!!
    A forma como você fala da lavanda, do aroma e cultivo, é apaixonante!sem falar das mil dúvidas que você tira!!!
    Ah, minha intenção é fazer um canteiro…

    Abraços!

  145. cida Says:

    oi,adorei os comentarios sobre a Lavanda,tenho uma chacara perto de Curitiba,que planto lavanda ha 5 anos,e uma planta resistente e linda!Enfeita a minha chacara! abracos

  146. Lícia Says:

    Boa Tarde Regina, tudo bem?
    Somos apaixonadas por lavanda. Estamos começando com uma linha de produtos home e gostaria de fabricar nossa propria essencia, para identidade da marca.
    Você poderia ajudar? Onde você mora? Como falar diretamente com você?
    Aguardo contato.

    Obrigada,
    Licia

  147. Cris Says:

    Adorei teu blogue! Encontrei pela postagem: Dez razões para você NUNCA escrever uma tese de doutorado. Como boa doutoranda, fui entrar em outros links e achei este da Lavanda. Amo lavanda! Muito jóia!

  148. Marcia Says:

    No Rio de Janeiro encontra-se as mudas de lavanda nos quiosques de flores e plantas espalhados pela cidade. Já comprei no centro (largo da carioca) e na gávea (praça Stos Dumont)
    Cris, parabéns pelo blog, é maravilhoso saber mais a respeito dessa planta tão mágica.

  149. RICKY VIEIRA Says:

    Adorei a matéria, tb. cultivo lavanda tenho 3 pés em uma jardineira da janela da sala. Realmente, elas ficam forradas de abelhas e tb. sempre me questionei sobre o sabor do mel, mas infelizmente nunca provei…tb. sou “tarado” por lavanda, possuo de tudo o que há pra vender: shampoo, condicionador e sobre tudo sabonetes de vários países…tb. estive na patagônia e adorei os pezinhos de lavanda de várias côres; amarelos, brancos e azuis…

    • Selene Says:

      Alo Ricky; tenho pote de mel de lavanda que eu trouxe o ano passado de Sault. Mas não tem gosto especial não. Posso te enviar um. (A senhora da loja da cooperativa dos produtores de Sault até me deu alguns de brinde – eu comprei muitos óleos e sabonetes e bouquets frescos).
      Como vc faz para ter lavanda na juardineira? Rega muito? Fica ao sol direto?

      • RICKY VIEIRA Says:

        Oi Selene, tenho que aguar todos os dias, porém não requerem muitos cuidados não, somente muito sol, e é aconselhável podá-las após as florações, porém as minhas nuncam param de dar flores, então só podei depois que começaram a secar e morrer, sorte que fiz isso na hora certa, assim os novos galhos vem com força e brotam também.

      • Selene Says:

        Obrigada pela resposta, Ricky. Mas vc mora em lugar seco ou úmido? Moro em local úmido, com árvores, no RJ. Bate sol, sim. Plantei uma vez no chão e não deu certo. Quero tentar em vaso, mas com que profundidade? Jardineiras (aquelas compridas, costumam ter cerca de 20 cm de altura) servem? Nos livros se ensina que é solo arenoso, muito sol e regas. Mas lá em Londres vi que tem muitas lavandas nos jardins. LOndres não é úmida? E se eu plantar perto da praia (areia e sol)? Fica de pé a oferta do mel. Cordialmente, Selene

      • RICKY VIEIRA Says:

        Selene, mais uma vêz obrigado pela oferta do mel, se vc. puder me enviar pelo correio, me envie e me mande o valor do frete e uma conta pra eu poder depositar o dinheiro pra vc., não deve ficar muito caro, vc. pode enviar se puder. Me mande um email seu para eu poder lhe mandar as fotos que tirei dos meus pés de lavanda na jardineira…meu email é:

        rickybrz@hotmail.com

        Abçs.


  150. Gostei de seu post sobre lavanda. Onde posso conseguir mudas? Moro em Belo Horizonte.Agradeço muito a gentileza de sua resposta.Mário d’Alcântara (mario@dalcantara.com.br)

  151. Cláudia Goulart Says:

    Comprei mudinhas de lavanda…5!!!!!!! As que tinham no viveiro de plantas. Só de transplantar veio aquele cheiro mais gostoso… Tudo de bom!!! Ah…até o preço…2,00 cada mudinha!!!!!!!!!
    Moro em Uberaba Minas Gerais….vou tentar montar um jardinzinho de lavandas.Já tenho um de azaléas.

  152. Heloisa de Mesquita Inoue Says:

    lindo! também adoro lavandas!

  153. Claudia Aureliano Says:

    Oi Gente!!

    Um amigo foi para a região da Provence e me trouxe um saquinho de sementes de lavanda… só que moro em Fortaleza e não sei se vou conseguir fazê-las germinar… :( Fui à Paris no inicio do ano e trouxe um kit com um vasinho com terra e sementes, mas não consegui.. elas nem sequer nasceram.. não sei o que fiz de errado… como devo fazer pra “tentar” plantá-las? Ouvi dizer que devemos deixar as sementes na geladeira por 7 dias… é verdade? Mas deixamos assim expostas ou dentro de algum saquinho? Depois de plantar devo deixá-las ao sol? ou na sombra mesmo ( moro em apartamento onde só pega sol de manhã e tem muito vento)… não sei, mas acho que só um milagre para minhas sementes germinarem… :((( o que acham?

  154. windston Says:

    Adorei!
    Tenho um sonho antigo de estudar Agronomia, e quem sabe talvez eu descubra um método para adaptar a lavanda ao clima úmido brasileiro. Na ciência muita coisa se tornou possível !
    Será a Lavanda transgénica! imaginem só que maravilha seria, os campos mineiros cheinhos de plantações de lavanda.

  155. Fernanda Says:

    ola!
    fico semrpe procurando na net informacoes de como cuidar e manter as lavandas, tambem sou uma apaixonada por essa plantinha q semrpe morre comigo…. ja li tudo sobre, nao gosta de muita agua, sol pleno mas ,elas noa duram.eu moro na alemanha, aqui tem muitas mas no frio abaixo de 0,coloco dentro de casa… voce teria alguma dica ou opiniao? ja comprei tantos vasos(todas minhas sao em vasos) e elas nao duram.. obrigada pela atencao.

  156. Simone Says:

    Comprei um vaso de lavanda, mas não sabia como cuidar e, pesquisando na net achei o seu blog. Moro em apartamento e as plantas e flores não vão muito bem por aqui…
    Já coloquei o vasinho perto da janela pra pegar bastante sol, assim espero que ela fique comigo por um bom tempo.
    Muito obrigada pelas dicas!
    Ah! para quem tiver interesse em comprar lavanda em vaso e estiver em São Paulo o meu é da Holambra (produtora de flores) e comprei no Supermercado Zaffari, que fica dentro do Shopping Bourbon.
    Beijos

  157. samanta souza Says:

    tenho uma lavanda dessa de flor lilas,posso plantar direto no solo,onde tenha sol direto?


  158. eu também amo lavandas por ser um planta simples, singela e que têm um perfume inconfundível. Amo,
    deve ser porque meu avô engenheiro agronômo planta e utilizava como perfume e chás para bêbês….
    parabésn pela matéria!

  159. maria helena fritzen Says:

    vim morar na serra catarinense, tenho sonho de plantar lavanda, plantei 21 pes, na semana passada, fui muito longe conseguir as mudas , gostaria de saber mais,
    se posso ir conhecer sua plantaçao?
    adorei a materia.
    obrigada
    maria elena

  160. Maria Eliete N C Varajao Says:

    Maravilhoso,todos dando dicas sobre a amada lavanda,aprendi muita coisa e para fazer agua de lavanda para perfumar roupas em armarios eu tenho esta receita:3 copos de agua mineral,3 colheres de sopa de vodka e 30 gotas de oleo essencial de lavanda,espero que gostem.
    Eliete
    Sou do interior de Sao Paulo


  161. Amei o seu blog as informações foram muito útil, amo lavanda comprei minha primeiras mudas há 3 meses, uma morreu mas a outra está linda e quero muito aumentar e encher o jardim de lavandas.

    • Selene Says:

      OLá Michelle: como vc conseguiu plantar lavandas: semente ou mudas (as híbridas não dão semente – ou dão)?
      Quero tentar plantar. Sei que elas gostam de muito sol, solo arenoso mas fresco. E que preferem o chão a vasos.
      As híbridas são mais robustas, de longas hastes e cheiro mais forte, mas, pelo que soube, não se reproduzem por sementes.
      Como foi que vc plantou: chão ou vaso? Terra arenosa ou comum? Vc mora em lugar quente ou de clima mais moderado? Onde encontrou sementes?
      Tudo de bom, Selene


  162. Cris.por acaso vi seu blog procurando na google agua de toilete de frabricação argentina ,já estou enjoada dessas marcas que tem no Duty Free,gostaria de uma coisa para apos o banho, que deixasse aquele cheirinho de limpeza,mas que tivesse algum fixador.Gosto muito de ter a casa perfumada suavemente.
    Vc. postou que tem o óleo de lavanda(acho que posso usar ele misturando com agua ou alcool para pulverizar a casa,será?
    Mas.. quanto a lavanda para o corpo, não sei se entendi bem, mas acho que vc. falou que encontrou na Argentina,foi em Buenos Aires?Qual a marca? Será que vende na rede de farmacias FARMACITY?Estou indo para Buenos Aires dia 12 de abril 2012.Se voce tiver indicação de uma lavanda ,agua de colônia me diga por favor.Achei muito interessante vc. tão nova se lembrar do sabonete PHEBO.Adorei seu cachorrinho.
    Seu blog é ótimo.Meu nome é Adilza de Albuquerque Nader estou no Facebook e meu e.mail– dada.nader@hotmail.com.
    Moro no Rio de Janeiro-Rj e tenho 65 anos.Gostaria que entrasse no meu face ou me enviasse um e.mail me respondendo todas as perguntas que te fiz.Vc. não mora no Brasil?
    Obrigada Adilza Nader (dada)

    • RICKY VIEIRA Says:

      Adilza, descupe me intrometer, mas costumo ir pra Argentina 2x ao ano, e tb. estou indo agora dia 13/04, o sabonete mais “natural” e que a essência de lavanda permanece mais é o “VERTIENTE” LAVANDAS ALPINAS SHOWER GEL e também o sabonete em barra da SAINT JULIEN, nas primeiras vêzes achei na Farmacity, mas depois eles pararam de vender, daí comecei a comprar em uma loja de cosméticos na Calle Florida. Vc. tb. poderá tentar o site: http://www.saintjulien.com.ar
      Boa sorte…


  163. Adorei o blog.Desejo saber onde vc. comprou lavanda e oleo de lavanda na Argentina.Tô indo agora dia 12 de abril 2012 para
    Buenos Aires.
    Obrigada Adilza A. Nader (Dada)

  164. tida Says:

    Bem legal sua história com a lavanda…e seu conhecimento deve ser considerável. Virginiana como vc, tenho apreço pela terra e a lavanda , bem como seu cultivo, me seduz. Porem, sou leiga,e, simpatizei com vc e seu modo de lidar com essa planta fantástica. Tenho ideias que gostaria de compartilhar com alguem como vc, que pelo conhecimento que tem, pode me nortear e ajudar na realização de um sonho que por ora é romantico demais. Te aguardo.

  165. Roselys Tricot Says:

    Hummmm…que maravilha ler essas dicas para se obter alguma “lavandinha” cultivada….!!!…Vou rapidinho passar esse site para mh prima Rita, que ama “Lavandinhas” e a cor delas, também…”Maneiríssimo” o site da Cris, também…Abçs …


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.