“Quem é você?” “Who are you?”

Janeiro 7, 2007

“Who are you?” said the Caterpillar. This was not an encouraging opening for a conversation. Alice replied, rather shyly, “I – hardly know, Sir, just at present – at least I know who I was when I got up this morning, but think I must have been changed several times since then.”

“What do you mean by that?” said the Caterpillar, sternly. “Explain yourself.”

“I can’t explain myself, I’m afraid, Sir,” said Alice, “because I’m not myself you see.”

(Alice in Wonderland, Lewis Carroll) 

(a tradução abaixo é de Clélia Ramos. Você pode encontrar o texto de Alice no país das maravilhas aqui.

“Quem é você?”, perguntou a Lagarta.

Não era uma maneira encorajadora de iniciar uma conversa. Alice retrucou, bastante timidamente: “Eu – eu não sei muito bem, Senhora, no presente momento – pelo menos eu sei quem eu era quando levantei esta manhã, mas acho que tenho mudado muitas vezes desde então.

“O que você quer dizer com isso?”, perguntou a Lagarta severamente. “Explique-se!”

“Eu não posso explicar-me, eu receio, Senhora”, respondeu Alice, “porque eu não sou eu mesma, vê?”

E você, quem é você?

4 Respostas to ““Quem é você?” “Who are you?””

  1. JN Says:

    Sempre achei que este é um dos livros que deve ser lido no original…perde-se toda a «musicalidade» na tradução para português…

    P.S: quanto à questão das imagens no blogue; eu utilizo o «browser» de ficheiros que está por baixo do editor de texto; é a forma mais fácil de colocar imagens… espero que tenha ajudado… 🙂

  2. cris s Says:

    JN,
    I couldn’t agree with you more por isso mesmo que achei legal inserir o texto original por primeiro. E especialmente por ser Lewis Carroll. O cara era feríssima no uso da língua inglesa, musicalidade, ritmo, semântica, you name it. Conhece o poema nonsense “Jabberwocky”?
    “Beware the Jabberwock, my son!
    The jaws that bite, the claws that catch!
    Beware the Jujub bird, and shun
    The frumious Bandersnatch!”

    hehe.

    Ei, quanto às imagens…. dá só uma olhadinha por aqui!! Mais um motivo para não escrever a tese! 😉
    Boa semana para você!
    Cris


  3. Oi Cris! Sabe de uma coisa, vou falar bem baixinho aqui, não conta pra ninguém, viu! Eu nunca li nem assisti ao filme…. Acredita? Pois é. Foi bom vc me lembrar disso, agora já tenho o que fazer!
    Beijão bem grande

  4. cris s Says:

    Flávia, querida,
    Tem tanto livro bom que eu não li ainda… No meu caso, as pessoas cobram demais. Mas, enfim, a gente faz o que pode. “Alice…” vale a pena, viu? É fofo, inteligente, engraçado. E o filme da Disney é ótimo. Cansei de ver por conta das meninas. 🙂
    Beijos e tudo de bom para você!
    Cris


Deixe uma Resposta

