Porque é domingo…

Janeiro 21, 2007

cremebrulee.png

Crème Brulée é relativamente simples de fazer. O que faz desse creme uma sobremesa deliciosa é a casquinha crocante que se faz com o açucar queimado. O crocante contrasta com o creme e fica uma gostosura. Se você tem o tal do maçariquinho, aposto que você já se aventurou. Se você não tem, pode fazer só o creminho, que é uma delícia por si só, especialmente se você não substituir a fava de baunilha pelo açucar de baunilha (faz a maior diferença). Mas lembre que daí fica somente “la crème” e deixa ser “brulée”, ou seja, “queimada”.

Ingredientes:

500 ml de creme de leite fresco
2 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 fava de baunilha
8 gemas passadas por peneira
1 colher (café) de essência de baunilha
casca de limão e de laranja

Para untar:

1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar granulado
Para polvilhar
8 colheres (sopa) de açúcar peneirado

Modo de fazer:

Em uma panela coloque o creme de leite, o leite e metade do açúcar. Misture bem. Corte a fava de baunilha, raspe bem e junte a fava aberta à panela levando em seguida ao fogo até ferver.

À parte, bata as gemas (sem as películas) até dobrarem de volume, acrescente o açúcar e a baunilha e bata mais um pouco.

Adicione o leite fervido e quente, mexa bem e passe por uma peneira. Adicione as raspas de limão e laranja. Distribua o creme em tigelas refratarias (4), untadas com manteiga e polvilhada de açúcar.

Leve ao forno quente, em banho-maria, por cerca de 40 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira por 2 horas.

Após esse tempo, retire da geladeira e polvilhe em cada tigela, uma colher de açúcar.

Queime o açúcar com o maçarico. Polvilhe imediatamente o restante  do açúcar, deixe descansar por 3 minutos e repita a operação caramelando com o maçarico.

Bom apetite!!

11 Respostas to “Porque é domingo…”

  1. JN Says:

    Guardem algum para mim…
    Posso demorar um pouco a chegar! 😉
    (agora fiquei com fome…)

  2. elisa Says:

    Fiquei de água na boca:)!!Vou experimentar!

  3. Leila Says:

    Bem, essa parte de usar o maçarico é que me dá medo. Sempre tenho aflição nos restaurantes quando fazem doces flambados ou quando vêm aquelas carnes em chapa pegando um foguinho.

  4. cris s Says:

    JN,
    Tudo bem, aguardamos 🙂 Vc traz o café?

  5. cris s Says:

    Elisa,
    Experimenta e depois me diz se deu certo. A minha primeira tentativa foi + ou – , mas a 2a ficou ótima!
    bjs

  6. cris s Says:

    Leila,
    Eu adoro fogo, devo ser piromaniáca. Então os flambados me fascinam os olhos e o paladar!!
    bjs

  7. Regina Says:

    Cris,

    A foto me deixou com agua na boca…

    O que e’ favo de baunilha? Por aqui eu so conheco o extrato ou o acucar de baunilha.

    Bjs.

    Regina

  8. cris s Says:

    Regina,
    É uma delícia mesmo. A baunilha vem de umas sementinhas que ficam dentro de um favo bem fininho. O extrato e o açucar (quando não aquelas essências artificiais) vêm daí. Vc encontra nos supermercados aí, eu já vi. Aqui no Brasil, vc tem que ir em mercados especializados e custa mais caro. Uma vez eu trouxe do México e custou bem barato.
    bjs,
    Cris

  9. minhoca Says:

    Este Creme Brule em especial estava magnífico!!!

  10. Alline Says:

    Uhummm, delícia. Mas aqui não acho os ingredientes.
    Amei o post ali embaixo sobre SF. Eu amo aquele lugar. Tive momentos mto especias por lá, momentos “me and myself” mas que foram fundamentais pra mim.
    Beijo grande

  11. cris s Says:

    Alline,
    Eu também amo SF e lembrei muito de você quando fui ao Golden Gate Park e ao Legion of Honors Museum. E também me batizei no Oceano Pacífico, coisa que nunca tinha tido coragem de fazer. Estava gelado mas uma delícia. 😉
    bjs,
    Cris


Deixe uma Resposta

