Quickest, easiest chocolate mousse pie

Abril 10, 2007

Pessoal, segue a receita da “Quickest, easiest chocolate mousse pie”, a.k.a, “A torta que salvou a Páscoa da Cris”!! Nem preciso explicar que o “quickest” e “easiest” foram os superlativos que me seduziram para eu fazer a torta.

Eu vou copiar a receita em inglês porque sei que a Regina, a Leila e a Raquel não terão problemas e porque não tenho muito tempo. Ah, acho que a Edelize também vai gostar!! Mais tarde eu traduzo. Ah, a torta ficou ainda melhor no dia seguinte. Realmente, uma ótima descoberta!

Ingredientes:

One 9-ounce package chocolate wafers broken into large pieces

6 tablespoons (3/4 stick) unsalted butter, melted [eu só tinha salgada e foi assim mesmo, até gostei porque a crust fica um pouco doce demais para o meu gosto]

7 ounces bittersweet or semisweet chocolate, chopped [apesar de preferir o amargo, por causa do café, use o chocolate ao leite ou o semi-amargo]

1/2 cup strong brewed coffee [eu achei que era muito e coloquei um pouquinho menos, fiz bem]

1 1/4 cups heavy (whipping) cream [BR: creme de leite fresco]

1 teaspoon pure vanilla extract [imprescendível]

Pinch of salt [se vc usou a manteiga salgada, esqueça, óbvio]

[Eu adicionei 2 colheres de sopa de açucar, veja o porquê abaixo]

Butter a 9-inch springform pan (eu usei a forma para empadões tamanho pequeno). Pulse the chocolate wafers in a food processor until finely ground (foi no liquidificador mesmo). With the motor running, slowly add the butter, and process just until blended. Press the mixture onto the bottom and one third of the way up the sides of the prepared pan.

Melt the chocolate with the coffee in a heatproof bowl set over a saucepan of about 11/2 inches of nearly simmering water, whisking until smooth. Remove the bowl from the heat and let cool for 5 minutes.

Whip the cream, vanilla, and salt with an electric mixer on medium high speed in a large deep bowl just until the cream holds stiff peaks when the beaters are lifted. With a whisk or a rubber spatula, fold the chocolate mixture into the cream in 3 batches, just until well blended. Transfer the mousse to the pan and smooth the top with a rubber spatula.

Refrigerate, covered, until thoroughly chilled, at least 3 hours, or up to 1 day.

To serve remove the sides of the pan and cut into wedges.

[O que eu acrescentei e, acreditem, foi casamento perfeito com a o chocolate da mousse foram as framboesas (eu tenho um saco delas congeladas, são ótimas!). Eu fiz um ‘monte’ com as framboesas no meio e coloquei outras, de forma displicente, em torno. E depois coloquei algumas nozes moídas com a mão mesmo, mas lâminas de amêndoas ficariam bem melhor. Ah, outra coisa importante, eu adicionei 2 colheres de sopa rasas de açucar no recheio do creme + café + baunilha, depois de batido na batedeira. É que eu provei antes e percebi que precisava. Na próxima vez, vou diminuir a quantidade de manteiga para a massa, achei que ela ficou amanteigada demais (ou, que tal margarina?).]

 Olhem a observação que o livro acrescenta sobre a torta:

 “Adding coffee (or instant espresso powder) to a recipe can really boost the chocolate flavor; it both enhances and deepens its intensity, as you will see here. Perfect for a party, this pie couldn’t be easier to put together or more dramatic to present”

Fonte: LONGBOTHAM, Lori. Luscious Chocolate Desserts. San Francisco: Chronicle Books, 2004.

P.S. Meninas, façam e depois me falem se ficou boa. Não esqueçam das framboesas, vai ficar muito boa! 🙂 Enjoy!

Achei o livro na amazon.com com o mecanismo de busca “Search Inside”. As outras receitas são maravilhosas, mas mais trabalhosas e, no momento, ficam só na vontade. Segue a capa do livro que eu peguei da Amazon porque não tenho tempo de tirar fotos do meu.

livro-de-receitas-de-chocolate.png

10 Respostas to “Quickest, easiest chocolate mousse pie”

  1. Raquel Says:

    Cris,

    acho que você esqueceu de dizer a quantidade de chocolate para o recheio… 🙂

    Simples mesmo, não vejo a hora de fazer.

    Bjs bjs e obrigada!

  2. cris s Says:

    O que a pressa faz…. Já arrumei.
    Depois me conta como ficou!!
    beijocas!

  3. Lili Says:

    Parece tudo de bom!!! Acho que vou fazer no dia dos namorados. Pois calorias assim, só em dias especiais. Bjs

  4. elisa Says:

    Nem vou ler a receita!!Resistir a simples leitura da palavra chocolate é dureza. Se lhe juntarmos a isso “fácil” e “rápido”, não respondo por mim:)!
    Vou deixar para fazer numa ocasião bem especial!

  5. Regina Says:

    Cris,

    Obrigada pela receita. Que sao “wafers”? E’ bolocha de chocolate ou Graham craker de chocolate?

    Bom fim de semana pra voce e familia,

    Beijos,

    Regina

  6. Edelize Says:

    Cris, você salvou a minha semana. Tenho que preparar um doce no final de semana que vem e não tinha idéia do que fazer. Pronto, nem vou pensar mais, será isto… De dar água na boca. Depois te conto.

    BTW – you were spot on… estou é correndo muito e a história da listinha foi apenas um sintoma em tentar domar a falta de tempo. Estou tentando “desacelerar”. Vamos ver se consigo. Beijos e boa semana.

  7. cris s Says:

    Rê,

    Não são “graham crackers”, não. São biscoito tipo “wafers”, sabe aqueles compridinhos com uma massinha tipo de hóstia com recheio? Mas acho que dá p/ fazer c/ os graham crackers.
    Ando SUPER ocupada…….
    Beijoca,
    Cris

  8. cris s Says:

    Lili,
    Ótima pedida para comer a dois. Derrete na boca!
    bjkas,
    Cris

  9. cris s Says:

    Edelize, querida,

    Tomara que a receitinha faça sucesso! Depois me conta!

    Quanto à “aceleração”, eu senti mesmo. Acho que é uma dica que nós nos damos às vezes. As listas são legais porque ajudam na organização, mas quando elas começam a nos lembrar do que nunca conseguimos fazer, é bom relaxar ser menos self-demanding. Menina, e eu tô na maior aceleração aqui. Sinto até o meu coração mais acelerado. Eu fui lá no blog e adorei aquele post sobre o teu “make over”. Vc sabe que eu estou precisando muito, muito voltar a cuidar de mim. Ando branca feito um fantasma e com uma cara que dá medo.

    beijocas e fica bem por aí!!
    Cris


  10. What’s up, of course this post is in fact fastidious and
    I have learned lot of things from it regarding blogging. thanks.


Deixe uma Resposta

