A verdadeira beleza.

Julho 1, 2007

São umas belezas mesmo. Mas são daquelas que dão um pouco de trabalho: eu compro fertilizante especial, deixo num canto bem apropriado e rego vez por outra. Não que eu me descabele por elas — não se deve descabelar por nenhuma flor, elas nem apreciam. Eu, jardineira metida, aprendo tudo por intuição e sou bem observadora. As orquídeas até que são bem benevolentes comigo também e eu fico feliz da vida quando elas desabrocham ano após ano. E chamo todos aqui de casa para vê-las, orgulhosa de ter conseguido mantê-las vivas e fecundas. Eu devia comprar livros, saber o nome científico, ter um conhecimento mais teórico, mas o meu interesse ainda não chegou a tal ponto. Que elas nem escutem isso, porque flor magoada é capaz de qualquer coisa, acredite.

orchid_1july.png

Uma beleza exuberante, são grandes e com cores marcantes. Não parece que elas estão prontas para abocanhar algo? Mas são tímidas e escondem-se do olhar. Elas florescem em pencas, assim:

orchid2.png

Mas não pense que elas são as minhas favoritas. Como não canso de repetir, as meninas dos meus olhos são as minhas singelas lavandas, que, no momento, estão com umas flores pequenas e com cores um pouco apagadas.

 lavender-1july.png

É que eu olho para uma flor não apenas pela sua beleza fácil, mas pela beleza da lida, pela facilidade em florescer, pela clemência com a minha inabilidade e incompetência, pela constância e permanência. E aí, nenhuma, nem mesmo a mais rara orquídea que cresce aos pés verdejantes dos Himalaias e floresce apenas durante uma noite a cada dez anos, ganha a minha preferência.

Eu me maravilho mesmo é com a simplicidade e com a cumplicidade do dia-a-dia que as minhas lavandas me proporcionam. Aí é que jaz a verdadeira beleza.

19 Respostas to “A verdadeira beleza.”

  1. Gi Says:

    Quer dizer que flor magoada é capaz de tudo, é? Muito boa metáfora; tá pra mim. ;-)) Que lindas! Elas estão muito bem cuidadas por vc! Não se preocupe! Eu ainda não descobri o nome da tal flor vermelha, comprida.. Vou ter que fazer plantão lá na Pista até passar um entendedor (a) do assunto.

  2. cris s Says:

    Gi,
    Hehe, flor magoada é fogo, falo com conhecimento de causa … ;-))
    Eu adoro flores e até levo jeito p/ a coisa. Bem que eu podia me dedicar mais.
    Que flor vermelha vc tá falando? Acho que eu li um comentário teu lá na Raquel.
    beijos

  3. Leila Says:

    Cris, plantei umas lavandas aqui no meu backyard semana passada! Elas têm aquele cheirinho maravilhoso, e crescem fácil.

  4. Raquel Says:

    Lindas, lindas. Adoro as suas lavandas.

    Bjs

  5. Gi Says:

    Não, foi aqui mesmo. Lembra que te falei que eu brincava de “tirar a roupa da flor” com minhas amigas de infância? Tem muitas dela aqui no Rio, dessa “marca”.. ;-)) mas sinceramente não sei o nome. Tentei achar na internet e não há nada, nenhuma referência quase, nem foto. Ela é pequena, vermelha e parece uma taça de champagne. Dentro tem um “melzinho”.

  6. Gi Says:

    Ah, bem que poderia sair “du champagne français”! Eu ia adorar! Já pensou? A cada caminhada na Pista Claudio Coutinho ,eu voltaria meio mais pra lá do que pra cá. Essa minha imaginação; boa idéia para um post lá no blog. ;-))

  7. cris s Says:

    Leila,
    Tire fotos para a gente ver. Elas crescem super bem aí e não vão te dar trabalho, vc vai adorar.
    beijocas

  8. cris s Says:

    Raquel,
    Elas não estão muito belas agora. Eu inventei de replantar tudo na época errada, mas mesmo assim elas resistiram à incompetência. Belezuras!
    beijocas

  9. cris s Says:

    Gi,
    Vê se tira fotos, talvez dê p/ a gente identificar. A princípio pensei que fossem copos de leite, mas é claro que não p.q. senão não dava p/ vc ‘despí-las’.
    beijocas

  10. cris s Says:

    Gi,
    É isso! Tira foto e publica no blog!!

    bjs

  11. Gi Says:

    Antes de vc publicar esse comentário, Cris, eu pensei nisso, mas aí a realidade nua e crua bateu: não tenho câmera digital! hehe E só compraria uma na Europa, se eu viajasse pra lá, porque custam até 70, 90 euros. É bem barato. Mas isso é supérfluo no fim das contas. E também não tenho scanner, ou seja, fico na mesma.

    A minha irmã por parte de pai tem umas câmeras ótimas, porque ela adora tirar fotos de natureza, tudo isso, mas não tenho intimidade pra pedir emprestada e nem quero. Meu pai sugeriu isso, mas acho melhor ela tirar a foto.
    Já falei com ele que as flores estão também em frente ao ap. dela. De repente é uma. Aí publicaria de lá mesmo. On verra! Este seu blog me dá cada idéia.. ;-))

  12. cris s Says:

    Gi,
    Será que vc não acha alguma câmera digital usada por esse preço aqui? Muitas vezes trocam de câmera, aí é uma boa pedida.
    Senão pede p/ a tua irmã tirar e publica.
    Que bom que o blog te dá idéias diferentes!!

    Flor é muito bom. 🙂
    beijos

  13. Gi Says:

    Acho que só roupa, bolsa, essas coisas que eu compro usada ou ganho de herança ou em brocante e uso. Eletroeletrônico eu gosto de ter o melhor ou de boa qualidade, novo, sem ser tão conhecido. Vou ver com ela um dia.. quem sabe. Adoro flores também, tirar fotos ao lado de flores, eu com as flores. ;-)-

  14. Ana Lucia Says:

    Eu sou moradora de apartamento e esse ano nao plantei nenhuma flor, minha mae adora e sempre cuidou das flores, eu nunca me dediquei. Agora temos umas violetas que eu coloquei em vasos grandes e elas estao felicissimas, até nome jah ganharam, mas eu acho que elas gostam mais do meu marido do que de mim 🙂 As lavandas sao lindaaaas, aqui a gente vê muito na rua, nos parques, adoro o cheirinho. Beijos.


  15. Oi Cris! Minha orquídea também tá linda. Floresceu lá, no cantinho, só com a santa aguinha de todos os dias. Meu marido, agronomo, não tinha colocado muita fé. Mas ela tá lá, linda e rosa. Agora, até setembro florescem as açucenas ! São muito bonitas. Agora a rainha do meu jardim é a Flor da Amazônia, que assim que, como a Gi, eu arranjar minha digital nova, mando fotos. É muito bonita mesmo.
    Beijos

  16. cris s Says:

    Ana,
    Eu sou um pouco desconfiada com o humor das violetas, mas tenho que confessar que as minhas têm sido bem comportadas. Acho que achei o lugar ideal. Elas também não gostam de água todo dia.
    Você poderia plantar lavandas em vasos. Mas elas têm que pegar sol diretão.
    beijocas

  17. cris s Says:

    Flá,
    Ai, compre uma câmera e tira fotos para a gente ver!! As flores aí devem ser um absurdo de lindas. Aprendi que a gente não deve ‘desistir’ de planta nenhuma. Com um pouco d’água e no lugar certo, elas florescem sim!!
    beijocas

  18. Ana Lucia Says:

    Em moro em apê Cris, mas nao tem janela soh aquelas portas de correr de vidro que dao pra uma sacada, de tarde bate sol direto, as violetas tao gostando, e meu marido enche de agua e sei lah acho que elas tavam precisando de homem rs, porque qdo voltei de viagem as bichinhas tinha ressuscitado. Vou tentar a peripécia com as lavandas na sacada, who knows, otima dica !

  19. cris s Says:

    Ana,
    Plante as lavandas em potes grandes; se elas pegam sol a tarde toda, é mais do que provável que elas se dêem bem aí na tua sacada. Só peça p/ o teu marido não regar muito, elas não gostam de mta água. E crescem, ficam lindas e exalam aquele aroma fresco, uma beleza!!
    beijocas


Deixe uma Resposta

