Tragédia aérea em São Paulo.

Julho 18, 2007

 Enquanto escrevo esse post as imagens que assistimos na televisão são horríveis e não deixam espaço para esperança: hoje tivemos o pior acidente aéreo da história do Brasil. O horror aconteceu no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ao meio de muita chuva. Ainda há especulações, mas o certo é que o piloto do Air Bus da Tam fez um pouso difícil, derrapou e, ao tentar decolar novamente, colidiu contra um prédio de carga e descarga da Tam Express. Com a explosão do avião, o prédio pegou fogo e desabou parcialmente.

De forma semelhante ao acidente da Gol no ano passado, a TV Globo se mostra excessivamente econômica na divulgação das notícias: o Jornal Nacional confirmou apenas 15 mortos, dando margem à falsas esperanças para milhões de brasileiros. Quinze minutos mais tarde, a CNN, muito mais ágil, já havia confirmado a terrível notícia de que há pelo menos 200 mortos. A lista de passageiros ainda não foi divulgada, apenas o nome de um deputado federal foi confirmado. E os outros nomes? O descaso com o humano é algo totalmente incompreensível para mim.

O aeroporto de Congonhas, localizado no meio do centro de São Paulo, é uma vergonha nacional e tem protagonizado cenas muito perigosas nas suas pistas. O reporter da CNN aventou a possibilidade do avião ter tentado pousar na pista principal do aeroporto que recentemente passou por reformas e permaneceu fechada por 45 dias. O asfalto da pista onde ocorreu o acidente, de acordo com especialistas da CNN, ainda não estaria totalmente seco e a chuva só fez piorar as condições do pouso. Outro problema da pista seria a falta de groovings, espécies de ranhuras na pista que evitam derrapagens e facilitam na drenagem da água. Veja mais sobre o acidente aqui.  A opinião unânime é de que as pistas de Congonhas não estão dentro dos padrões de segurança por não serem longas o suficiente.

O acidente de hoje traz muito horror, mas pouca surpresa. Muito se tem debatido sobre as péssimas condições do tráfego aéreo brasileiro e sobre o estado lastimável do aeroporto de Congonhas. Quantas centenas de pessoas mais devem morrer para que se comece agir? Não sei mais o que pensar desse país que fala, fala e nada faz.

O meu sentimento está com as famílias das vítimas.

Anúncios

9 Respostas to “Tragédia aérea em São Paulo.”

  1. Raquel Says:

    Não Cris,

    a TAM já fez dois comunicados oficiais, inclusive já tinha feito o primeiro quando o JN foi ao ar.

    Eles avisaram que acionaram o 0800 para acidentes e que só vão divulgar a lista oficial depois que todas as famílias tiverem sido avisadas por eles, o que, se não me engano, é normal no mundo inteiro.

    A CNN usou imagens e informações da Band, que, para variar, fez cobertura melhor que a Globo, e da Reuters.

    Também estou muito triste.

    Bjs

  2. cris s Says:

    Raquel,

    Eu peguei o JN na metade e não vi o comunicado da TAM. Já corrigi o texto.

    A CNN estava usando imagens da Globo há 10 minutos. Eles usaram dois repórters: um deles era da BBC.

    Que coisa horrível.
    bjs

  3. regina Says:

    Cris,

    Realmente estou muito triste e chocada com essa tragedia.

    Estou para ir ao Brasil em agosto e estou apavorada com isso tudo pois precisarei fazer conexao em Sao Paulo para ir ate Florianopolis onde minha irma esta morando.

    Beijos,

    Regina

  4. cris s Says:

    Rê,

    É uma tragédia horrível… estamos todos chocados aqui.

    Eu queria, no entanto, te tranqüilizar e dizer para você não ficar apavorada. Mês passado eu fiz duas conexões em Congonhas. Amanhã a Caro estará indo para São Paulo. Daqui alguns dias a Maria Luiza viaja para a Inglaterra… E eu tenho fé que nada vai acontecer. Porque certas coisas a gente simplesmente não controla e são exatamente com essas coisas que temos que nos esforçar para acreditar que nada vai dar errado.

    Outra coisa: a tua conexão será em Guarulhos, não? E você querida, não vem para Curitiba? Nós adoraríamos receber você, o Kai e as crianças aqui em casa. Vou escrever um email para você.

    Fique bem.

    Beijos,
    Cris

  5. Raquel Says:

    Regina,

    fica preocupada não, tudo vai dar certo e sua viagem será muito segura e tranqüila.

    Cris,

    fique descansada que tudo vai dar muito certo com as viagens das suas filhotas. Sua filha vai fazer um curso ou vai passear? Se não quiser dizer, não tem problema não.

    🙂

    Bjs e fiquem todos bem

  6. cris s Says:

    Raquel,

    Imagina, não sei o teu lado, mas eu já sinto que somos ‘velhas companheiras’!! A Maria Luiza vai ficar quatro meses fora… Ela tem apenas 17, é comunicativa, doce, querida, companheirona… E nós somos grudadas… Sabe como é… Mas eu vou bancar a durona, engolir o choro e falar para ela aproveitar, aprender, curtir e ser feliz lá e sempre. E tenho fé na inteligência dela. Quanto ao inglês, ela é super fluente e não me preocupa nem um pouquinho.

    beijocas. Fique bem.

  7. Gi Says:

    Que bom essa viagem aí, hein? Nossa, quem me dera uma viagem pra Europa com 17 aninhos. Vixe, eu era uma “frangota” mirrada nessa época. 😉 E sem cabeça nenhuma..
    4 meses maravilha! Boa viagem pra ela, aliás, para as duas filhas, Cris.

    E para a Regina aí!? Nada de medo; fique tranquila. Eu acho que o Brasil vai sair dessa lama, ao menos dessa. Infelizmente, é aquela coisa: tomar tenência depois que acontece o problema. ;-((

  8. Raquel Says:

    Cris,

    é que eu fico sem graça de perguntar assuntos pessoais, sabe? 🙂

    Com certeza sua filhota vai aproveitar bastante, viagens sempre abrem a cabeça e dão outra perspectiva a muitas coisas.

    Bjs

  9. cris s Says:

    Raquel,

    Eu sei. Mas acho natural, depois de um tempo a gente no pessoal, não acha? A curiosidade acaba sendo uma conseqüência.

    Estou torcendo por ela. Vai dar tudo certo e ela vai aprender um monte.
    bjs


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: