Entre a galinha e a barata

Julho 26, 2007
Cultura (in)útil:

Você conhece a expressão inglesa “running around like a headless chicken“? Não? Então aprenda correndo, porque é utilíssima em momentos como os de hoje:  quer dizer “correr de um lado para o outro, feito barata tonta“. Eu, eterna aprendiz do idioma de William Shakespeare, vibrei quando achei o correspondente em português para uma expressão tão aplicável à alguns momentos da minha vida. E a expressão colou: segue que há anos penso na galinha quando falo da barata ou falo da barata quando me refiro à galinha, num exemplo emblemático dos vários imbróglios lingüísticos de chez moi.

cockroach.pngE, como até as baratas tontas da vida merecem um certo rigor acadêmico, abro o Aurélio para uma (auto)definição:  Barata tonta. Fam. Pessoa atônita, desarvorada.  Agora, engraçado mesmo foi descobrir a riqueza semântica do vocábulo barata — a  língua portuguesa é realmente um barato…

E todo esse blá blá blá sem graça é para falar que eu estou feito uma headless chicken ou uma barata tonta (escolha o bicho e/ou a língua preferida), com mil coisas para fazer e não sabendo por onde começar. Aliás, tão logo eu me ocupo de alguma coisa, mudo de idéia, no melhor estilo desses insólitos animais.

Então, num raro gesto de resignação, concedo-me alguns momentos do desarvoramento, da tontice (existe, sim!) e de headlessness (também existe!) das baratas e galinhas do melhor pedigree. Et voilà!

chicken.png

12 Respostas to “Entre a galinha e a barata”

  1. cris Says:

    por incrível que pareça, eu fico assim quando não tenho nada pra fazer. parece até piada. hoje, por exemplo: terminei a correção dos 50 e tantos godamn papers. e não tenho nada da tese pra escrever até as (des)orientadoras darem sinal de vida [só tenho que terminar de ler uns artigos]. resultado: fico igual a uma headless chicken, pra lá e pra cá. ou então dá aquela sensação de vazio interior. cheguei à conclusão que isso é doença. e séria! hehehe. bjs

  2. cris s Says:

    Cris,
    Eu sempre tenho coisas pendentes, é um in-fer-no!! Mas muitas vezes eu finjo que não é comigo e fico à toa, curtindo coisinhas diferentes. No dia a dia, entretanto, ponho a headless chicken prá correr! hehe. Padecemos do mesmo mal.
    beijocas

  3. Raquel Says:

    Cris,

    nem fala. Tenho tanta coisa para faer que nem sei por onde começar, fora que não consigo trasnferir os arquivos do gravador digital para o computador para jogar no MP3, olha, dá vontade de sentar e chorar.

    Bjs

  4. Gi Says:

    Querem trocar comigo? Eu não sei nem por onde começar pra poder “sair da situação que estou”; isso sim! Pegando emprestada a Dona Barata ou a Senhora Galinha e colocando no lugar da “centopéia” já vale. 😉

    ps: Cris, meu dicionário é tão velho (está restaurado) que nem tem essas coisas; ele é português do Porto mesmo; é ótimo, mas não há referências novas.

  5. cris s Says:

    Raquel,

    Hoje eu tô pior do que ontem: descobri que eu tenho que fazer mais coisa ainda esse semestre. Juro que não sei como vou dar conta…

    Gi,
    Olha que a centopéia tem cem pés e vai longe, ainda que devagar! Bota os pézinhos p/ caminhar!
    Quanto ao dicionário… fiquei surpresa c/ os outros significados de barata. Nunca tinha escutado.

    beijocas para as duas

  6. laura Says:

    Acho que todas nós somos meio tontas às vezes, baratas ou galinhas hihihi ptreferi a galinha, é mais divertida, não conhecia.
    Eu não consigo ser organizada na vida prática, na cabeça sou super objetiva, não parece, né? mas sou , tenho raciocínio tipo masculino- sabe aqueles testes de revista? pois é…
    bjs Laura

  7. Gi Says:

    Laura, eu também sou meio assim, estilo “mil idéias, tudo misturado”. ;-0 Na vida prática, cotidiana sou meio ruinzinha, mas quando me envolvo, quando preciso resolver algo, faço até me livrar. ;-))

  8. cris s Says:

    Laura

    Sou bem apatetada com uma porção de coisas… Mas é só pintar uma pressãozinha que eu fico mais esperta! ;-))

    Gi,
    Mil idéias?? É comigo mesmo!!

    beijos para as duas

  9. Ana Lucia Says:

    He he he, eu ando assim Cris, é o calor e a canseira. Tô fazendo umas correçoes finais no texto da tese e me preparando psicologicamente pra preparar as aulas, vou te contar. Espero que o começo de semestre esteja sendo bom e o que o seminario esteja indo de vento em popa. Beijoconas.

  10. cris s Says:

    Ana,
    Eu tô com tanta coisa que estou tendo que deixar algumas de lado. A minha disciplina no mestrado começa na 2a semana de agosto. Souihates-moi bonne chance!!

    bjs e bom trabalho

  11. Regina Says:

    Cris,

    Eu ja ando mais como a bat out of hell. Vc conhecia essa expressao?

    Bj

    Regina

  12. cris s Says:

    Regina,

    Tá no meu vocabulário ‘passivo’. Quer dizer ‘voar feito louca’ né? Vou perguntar p/ o Bill.
    beijocas


Deixe uma Resposta

