Grande descoberta!

Agosto 1, 2007

Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra

Fico até envergonhada em falar que descobri os romances do escritor moçambicano Mia Couto somente agora. Mas antes tarde do que nunca. Então, desculpem a ausência (como se essa fosse sentida!), mas o cara é muito, muito bom. Aliás, muito bom não dá conta: ele é verdadeiramente excelente. Quer saber que romance estou lendo? Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. Uma mistura primorosa de prosa e poesia com um sabor ‘moçambicano’. O prazer de ter encontrado um escritor da grandeza de Mia Couto é realmente algo que me encanta.  Ainda mais sabendo que ele enobrece tanto a tradição da literatura em língua portuguesa. 

Fica a sugestão.  

um-rio-chamado.png

 – Não sabia, Tia, que tínhamos tanto mulato na família.

– Meu filho, neste mundo, todos somos mulatos.

 

 

14 Respostas to “Grande descoberta!”

  1. Ana Lucia Says:

    Cris, eu nunca li Mia Couto ! Vergonha mesmo, quem sabe esse ano eu leia. Pensei que ele era negro, entao ele é um moçambicano branco pela foto que vi outro dia… Beijocas e bom resto de semana.

  2. Raquel Says:

    Cris,

    obrigada pela dica. Ando tão atarefada que a pilha de livros foi deixada meio de lado, mas está anotado!

    Gosto muito quando você dá dicas literárias. 🙂

    Bjs bjs

  3. cris Says:

    dica ótima, ótima. eu também nunca li nada dele, mas já estou me programando pra isso.

    [off-topic: menina, adiaram minha qualificação pra outubro. agora não adianta surtar. um membro da banca só pode daqui a dois meses e elas acharam melhor não chamar outra pessoa. eu queria passar logo por isso, mas pelo visto vou ter que administrar minha ansiedade, hehe]

    um bj grande!

  4. cris s Says:

    Ana,
    É um moçambicano branco, bonitão e escritor de primeira categoria. Quando der tempo eu comento sobre o livro.

    Raquel,
    Aqui a pilha só aumenta… Tenho lido muitos contos que têm me surpreendido positivamente também.

    beijocas para as duas!!

  5. cris s Says:

    Cris,
    Aproveita que adiaram a tua qualificação e lê o homem — você não vai se arrepender. Depois conta!!

    beijocas

    P.S. Respondi o teu comentário “off topic” lá no teu blog.

  6. Leila Says:

    Eu li sobre ele recentemente numa matéria sobre os melhores escritores africanos.


  7. Otima dica!!! vou pedir à mamãe pra mandar um pra mim 🙂

    Cris, S desculpa por não ter colocado seu nome na lista, é tanto nome que me perco, mas já tá lá!

    Beijoca!

  8. Roseane Says:

    Vim da Denise pra cá, por conta da blogagem coletiva pela amamentação. Acho a iniciativa bem legal e informativa. Eu também descobri Mia COuto agora, li o último vôo do Flamingo, é muito bom. Tenha um ótimo domingo!

  9. cris s Says:

    Leila e Denise,
    O Mia Couto tem arrematado os melhores prêmios de escritores em língua portuguesa. Vale a pena conferir.

    Denise,
    Não tem nada, não. Sei que você está super ocupada!

    beijocas para as duas!

  10. cris s Says:

    Roseane,

    Seja muito benvinda!

    A iniciativa da Denise é super importante e é um prazer participar.

    O que vc achou do Vôo do Flamingo? Vc leu outros dele??

    Beijos e um ótimo domingo p/ vc também.

  11. elisa Says:

    Também ainda não li nenhum dele, mas “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra” já está na minha estante à espera que o descubra…
    Beijinhos Cris

  12. cris s Says:

    Elisa,
    Aposto que você vai se encantar!

    beijocas

  13. Regina Says:

    Cris,

    Obrigada pela dica. Vou ver se encontro.

    Bj

    Regina

  14. cris s Says:

    Regina,

    Tem traduzido para o inglês e eu tenho certeza que você vai adorar. Compre mesmo.

    bjs


Deixe uma Resposta

