Maravilhas.

Agosto 27, 2007

Lembram daqueles rebentos que eu tinha fotogrado aqui? Pois são as minhas glicíneas que estão desabrochando e enchendo o jardim de charme e perfume. Corri para tirar fotos e documentar porque elas são danadas e desaparecem sem deixar uma pista. Só deixam mesmo saudades porque fica a trepadeira verde que não tem graça nenhuma. No hemisfério norte elas abundam entre a primavera e o verão e geralmente florescem duas vezes. Aqui é uma vez e rápido!

  wisteria.png

Eu já tinha comentado aqui que eu estava sentindo muito a falta de rosas no meu jardim. Ontem comprei algumas roseiras, uma delas veio com duas rosas brancas lindas. Olha só. Vou contar uma coisa: as rosas têm um je-ne-sais-quoi todo misterioso. Elas são meio de lua, então, sabe como é, gostam de ser paparicadas, aparadas e bem nutridas. Prá quem segue a minha carreira jardinística, já imagina o que eu estou pensando… É que a comparação é inevitável: uma rosa é uma rosa é uma rosa, já dizia Gertrude Stein e eu assino embaixo. Mas tenho que adicionar: uma rosa não é uma lavanda e nunca será, então é melhor se preparar. Nem tudo são lavandas nos jardins de nossas vidas. Mas dá só uma olhada e depois diga se não vale a pena!  Uma coisa eu ainda quero aprender: o que faz uma rosa ser mais cheirosa do que a outra? Já pesquisei com meus amigos jardineiros e, segundo eles, não é a cor. E parece que não há um fator determinante… Enfim, continuarei a minha busca pela rosa mais cheirosa. Um dia eu a encontro.

white-rose2.png

Nessa época do ano, meu jardim se torna um lugar que me dá um prazer sem tamanho. Final de agosto, depois de um frio danado, chove pouco e começa a esquentar: dicas suficientes para que as belezas pensem que é primavera. Cores e perfumes se mesclam, nem sempre na dose certa, mas a verdade é a seguinte: quem tem flores gosta mesmo é de rosas, amarelos, vermelhos, roxos, e azuis intensos. Isso é sinal de vida. Que os tons pálidos habitem em outro lugar.

 cor.png

Abaixo, outra prova cabal do meu dedo-verde: consegui resuscitar outra orquídea! Fico impressionada com o vigor e exuberância dessas bichinhas.

orquideas_agosto20071.png

Quem me conhece, sabe que flores (vivas) são presentes certeiros… Essas belezinhas são as presenças mais novas do jardim: sejam benvindas!

new-orchids.png

Sinto uma alegria genuína com as minhas flores. Meto a mão na terra, sujo a roupa, planto, faço podas e mudas; ponho adubos diferentes, rego pouco, rego demais; travo batalhas incansáveis com formigas esfomeadas. Erro muito, mas também acerto a mão. Sobretudo, aprendo assistindo esse espetáculo todos os anos, cada vez com prazer maior e renovado. As flores mais fortes e benevolentes com a minha incompetência retornam: certamente estas percebem a minha dedicação e boa vontade; devem ficar faceiras com o meu prazer e gratidão. As outras se ressentem com a minha inexperiência e partem para um mundo melhor. O mais importante mesmo é que a maioria volta no ano seguinte me reenergizando e reafirmando que maravilhas podem acontecer aqui mesmo no meu quintal.

Là, tout n’est qu’ordre et beauté, luxe, calme e volupté. (Baudelaire, Les fleurs du mal)

10 Respostas to “Maravilhas.”

  1. Ana Lucia Says:

    Esse seu jardim é uma coisa de louco e as fotso lindas, chegou a colorir meus olhos !

  2. laura Says:

    Que bom! eu não gosto de mexer na terra, detesto ficar com unhas sujas- fu mto obsessiva, agora menos- mas acho super saudável- nas vezes que tentei as plantinhas perceberam meu mau jeito e não foram mto bem 🙂
    vc é mto linda e sabe viver.
    bjs Laura

  3. cris s Says:

    Ana,

    O todo do jardim é meio borocoxô e na maior parte do ano, fica à mercê das ervas daninhas. Eu só mostro as partes bonitas. Que bom q vc gostou das cores!!
    bjs

  4. cris s Says:

    Laura,

    Qdo estou lidando no jardim não me importo com as unhas; é minha terapia. Eu até que levo jeito para a coisa; queria ter mais tempo p/ chamar isso de ‘hobbie’.

    beijocas!

  5. Raquel Says:

    Liiiiiindas!!! Amo quando você coloca fotos das suas florzinhas!

    Jamais saberia que eram glicínias, são tão delicadas, adorei.

    Bjs bjs

  6. cris s Says:

    Raquel,

    Eu fico muito feliz em saber que você gosta das minhas belezinhas.

    Será que as glicínias crescem no Rio? Imagino que na montanha sim.

    bjs e boa semana.

  7. tetê Says:

    Cris, amei seus textos e suas fotos!Temos muito em comum, tb adoro mexer na terra, plantar, principalmente flores, vê-las desabrochar aos pouquinhos…. como faço com minhas orquideas e fotografo algumas etapas…. Linda foto de sua Glicínia ! Tb tenho uma no meu Porto, isto é, no meu sítio. Foi platada p/ minha sogra Amélia q tb adorava flores! Continuamos cuidando dela com muito carinho e todo ano ela nos agradece com um show de cachos lilases e perfumados! Tenho algumas fotos de minhas flores no meu blog mas gostaria de lhe enviar as mais recentes da Glicínia, tiradas nesse fim de semana. Ela estava no seu auge da floração.Se me passar seu email poderei enviá-las p/ vc ver. Logo vou postá-las no meu blog. Um abração primaveril Tetê

  8. Jasmine Says:

    Eu adoro flores como você!!!!!!!!!fico encantada ao ver um jardim bem cuidado e, também, os não tão bem cuidados porque trazem uma beleza espontânea, desorganizada, viva…Não tenho possibilidades de ter um jardim, de toda maneira consigo, de uma janela da minha casa, apreciar o início da primavera, o “bum” de cores que as flores nos oferecem! Parabéns pelo seu jardim encantado.

  9. assamia Says:

    Sou apaixonada por orquideas.
    Tenho poucas mas vou almentar as minha coleçao.
    Voces pode me ajudar?!
    Beijos.

  10. Anamaria da Graça Capellini Rigoni Says:

    Fiquei tão emocionada ao ler tudo que você colocou sobre seu jardim e seu amor pelas flores, pelas cores fortes…. e que maravilhas podem acontecer mesmo, a todo momento, bem debaixo de nossos olhos, no nosso jardim… obrigada por essas imagens lindas, um dia também vou conseguir rosas lindas no meu jardim, às vezes, embora minha incompetência para cuidar, elas aparecem e, realmente é uma felicidade muito grande, só quem cuida de um jardim pode entender.


Deixe uma Resposta

