Constatações.

Setembro 30, 2007

Sábio desânimo que estava me mostrando para desacelerar. Há quase dois meses eu não paro de tossir e adotei a não tão sábia estratégia de ‘fingir que não é comigo’, até parar no médico e descobrir que eu estou com uma bronquio-pneumonia ‘básica’. Tô ainda super fraca e claro que sucumbi ao antibiótico de bom grado (dessa vez).

O público&privado anda feito a sua dona: meio jogado às moscas. A grande perplexidade é verificar que os números do sitemeter continuam a crescer. Já percebi que a dinâmica da blogosfera é altamente móvel, frágil e cambiante, o que significa que pessoas que comentavam e liam os teus posts, deixam de existir, sabe-se lá por que motivo. Talvez por não terem gostado de um post, de uma palavra escrita rapidamente e totalmente sem importância ou por qualquer outra razão fugás. Alías, fugacidade é um bom substantivo para muitas relações que aqui se criam e se perdem. Vejam, eu não estou reclamando, apenas constatando algo que percebi nos últimos meses. Algo que para mim é realmente um pouco estranho. Eu sou uma pessoa constante nas minhas relações do dia a dia: minhas amigas e amigos são os mesmas de muitos anos atrás. É claro que tenho em mente que estou me referindo a relações virtuais e que essas são muito mais frágeis. No entanto, se você me disser que não desenvolve nenhum sentimento de amizade via o seu blog, vou, de fato, pensar que você é uma pessoa fria. Eu conheci algumas pessoas aqui por quem eu realmente me interessei e isso não é nenhuma irrealidade.

Mais c’est la vie, ou melhor dizendo, c’est la blogosphère. E eu vou tentar manter esse cantinho nem que seja só por mim. Considero-o um registro válido, meio que um diário de bordo, ainda que ele não tenha as características próprias de um diário. O autor de um diário, a rigor, sente-se livre para escrever suas intimidades, seus pensamentos, seus medos, suas reais emoções. Aqui eu escrevo apenas o que eu quero e não me sinto obrigada a abolutamente nada, o que me faz muito bem. Adoro publicar as fotos das minhas flores aqui, mas, até agora, é isso. E se alguém pensar que eu apenas penso em flores, ou que sou o que falo aqui, ipsis literis, ó meus sais, então aconselho que leiam um pouco mais para aprender a coisa mais básica de qualquer escrita: a voz narrativa não é “exatamente” a voz do autor em carne e osso.

E prá não perder o costume, uma singela flor de jasmim para iniciarmos uma boa semana: 

jasmim.png

 

21 Respostas to “Constatações.”

  1. JN Says:

    Em primeiro lugar as melhoras; há certas coisas com as quais não se deve facilitar.🙂

    Quanto ao blogue é uma questão de tempo; quem gostou há-de voltar. Eu, que sou mais da área da ciência exacta, li e aprendi aqui coisas interessantes.

    Fico à espera de mais.🙂


  2. Eu sempre passo por aqui, mas não estou com a menor cabeça pra comentar, tem dia que não consigo nem ler direito (estou com labirintite, e o tratamento piora os sintomas – mas só de vez em quando, o que me torna a pessoa mais imprevisível do mundo).

    Melhoras pro seu pulmão! E que venham mais fotos de flores, elas são lindas!


  3. Primeiro, s0omos duas… desde que cheguei do Mexico tenho um resfriado que n’ao me deixa e que piora as dores da fibro… um inferno, n’ao consigo malhar e sem malhar, n’ao consigo melhorar da fibro… j[a n’ao aguento mais.

    Segundo, fia, vá se acostumando… a blogosfera tem um ritmo interessante. Tem épocas (como agora), queeu percebo em todos blogs uma doiminuição nos comentários.

    A Vanessa escreveu um post ótimo sobre o fium md anovela, pensei que fosse bombar (li pelo Bloglines), quando fui lá agora de manhã tinha uns gatos pingados (nem eu tive ânimo pra comentar e tá genial).

    Às vezes a gente escreve algo que a gente acha excelente e, sabe-se lá porquê, nunguém se interessa em comentar.

    Eu discordo de você que as relações “virtuais” são mais “fugazes”. Fiz amigas maravilhosas, em quem confio integralmente de quem gosto muitíssimo e às vezes passo semanas sem escrever nada pra elas.

    Sempre fui asim, sou uma “outsider”, não sou de fazer “muita sala” e, por isso mesmo, prezo muito as amizades das pessoas que são assim ou que entendem meu silêncio.

    Uma delas é a Leiloca, que eu adoro como a uma amiga de muitos anos (ooops… o que já somos), mas passamos nossos tempos de silêncio, como agora, e entendemos que não é nada… é a vida…

    Beijão e tomara que você melhore logo!

  4. osrevni Says:

    Essas loucuras da blogosfera são realmente incompreensíveis… Este fim-de-semana foi um em que pensei à beça nisso!

  5. bellavida Says:

    Menina, se cuide! Eu tive só bronquite por muitos anos e já era ruim suficente…

    a blogolândia é assim mesmo. Eu sinto que escrevo pra mim, assim como coloco lá fotos das minhas flores e se alguém se interessar e quiser comentar, acho ótimo. Otherwise, tudo bem também : )

    tem gente que vc interage bem e um certo dia dá de cara com o blog fechado, só pra quem tem senha e vc não recebeu uma… Fazer o que, né?

    bjs,

    Isabella

  6. cris s Says:

    Pessoal,
    Obrigada pela preocupação: eu tô me tratando e apesar de estar me sentindo fraca, muy fraca, hoje “tive” que dar aula. É um saco ser uma pessoa responsável. Mas acho que tô melhor; aliás, só posso estar melhor né, me empanturrando de remédios. Ah, e ando comendo muito, muito mesmo. Sem culpas!!
    Abraço a todos,
    Cris

  7. cris s Says:

    JN,
    Legal escutar isso de você – mas sabe que as ciências humana e exata se complementam em muitos aspectos. E o Notas ao Café é também um blog eclético, crítico, engraçado e inteligente.
    Obrigada pela constância e tudo de bom!

  8. cris s Says:

    Cynthia,
    Não sabia que você tinha labirintite… que barra né? Ainda mais com o teu trabalho, que incluí viagens, se não me engano.
    Eu não me importo que poucos comentem, só acho a dinâmica da blogosfera bem oscilante. Mas a vida também o é.
    Bjs p/ você e espero que aprenda a conviver com a labirinte.
    Cris

  9. cris s Says:

    Denise,
    Sobre a tua gripe já respondi no post acima.

    Quanto à blogosfera: estou realmente encarando essa parada de uma forma ‘natural’ – oscilações ocorrem de fato e não é por isso que eu vou deixar de escrever. Aliás, eu escrevo primordialmente para mim, tal qual a Isabella. Feito um registro mesmo. E curto postar fotos das minhas flores, é algo que não me cansa e que me dá prazer. O resto virá naturalmente, se tiver que vir.

    Eu realmente acho que as relações aqui são fugazes. Pense comigo: de milhares de pessoas que passam pelo teu blog diaramente, quantas são tuas amigas mesmo? Não é nada tão absurdo, afinal, na nossa própria vida, muitas de nossas relações são frágeis e tem uma vida curta.

    Não sei se tô certa, mas me parece que as pessoas super carentes são aquelas que aparecem e somem mais rapidamente…

    Enfim, para mim, Denise, as poucas relações que eu tenho aqui, fazem parte de uma faceta da minha vida real. E tô aprendendo muito com essa dinâmica que vc já conhece bem. Percebo que tenho mais a ganhar do que perder!!

    Se cuida por aí tá. Nada de malhação ainda, espere melhorar.

    Beijocas.

  10. cris s Says:

    Osrevni,
    Deu um pulinho no teu blog, fiquei impressionada c/ a qualidade dos posts! Vou voltar, posso?
    Pois a blogosfera também te intriga? Bem vindo ao clube!!🙂
    Tudo de bom para você e volte quando quiser.

  11. cris s Says:

    Isabella,
    Será que eu posso ficar com essa tosse mais tempo ainda?? Será que demora p/ sarar?? Tomara que não, eu tenho que trabalhar….

    Putz você falou exatamente o que eu acho, ão o que eu achava no início do blog, mas o que eu acho agora. Eu também escrevo primordialmente para mim e se alguém quiser ler e comentar, ótimo. Se não, tudo bem. Fica registrado. E o legal deve ser voltar e ler tudo. Lembrar de como vc estava quando escreveu, da época, etc.

    O negócio de ter senha de repente ainda não aconteceu para mim. Que chato né? O negócio é se adaptar. E o “Petit Nicollas”, como está??

    bjs

  12. Ana Lucia Says:

    Cris, vou fazer coro com as colegas e dizer pra você cuidar a tosse ! No Brasil eu sempre tossia, mas deve ser por causa da umidade, eu fico raramente gripada aqui. Se tiver que encarar um antibiotico, vai fundo, daqui a pouco o semestre termina e você tem que estar em forma !

    Qto aos blogs é isso mesmo. No meu se eu publico alguma asneira tem bastante comentario, e tem inclusive anônima que vem reclamar de posts “sobre” artistas globais como se eu assistisse alguma novela por aqui ha ha ha. O dia que vc posta outra coisa sobre o seu trabalho que é o seu dia-a-dia tem gente que pensa que é exibimento e faz grosseria. Sem contar os mudos, os sumidos, etc. Jah fechei o blog mil vezes, jah pensei em botar em senha, mas sabe as poucas pessoas legais que circulam por lah e por aqui valem a pena e o resto que se dane !🙂

    Beijao e melhoras.

  13. cris s Says:

    Ana,
    O clima aqui tá algo impossível: muito seco e às vezes bem frio e outras um calor super abafado – não tem Cristo que aguente. Eu tô fundo no antibiótico, anti-inflamatório e tudo mais. Mas não tem jeito, tenho que trabalhar…

    Já percebi no teu blog como tem uns trolls na tua cola. O negócio é escrever o que vc quiser e se lixar prá esse povo inútil. Vc tem razão, o blog vale pelas poucas pessoas legais e por vc própria.

    beijocas e boa semana!

  14. Doug Says:

    Leio o “Público & Privado” faz algum tempo, mas é a primeira vez que comento. Agora, sobre o post, o engraçado que comigo acontece justamente o contrário, minhas relações na vida real terminam ou são abaladas facilmente, enquanto na blogosfera o “pior” que pode acontecer é não ser mais lido (ou não ler) pelo “amigo virtual”. Concordo com o fato de que não somos o blog, que “representa” apenas parte do que somos. Isso tudo me fez lembrar as minhas tentativas de explicar o eu lírico para alunos de 7ª série. Independente de tudo, continue com suas flores e chás😉

  15. bellavida Says:

    Oi Cris, se eu tussissi (estranha essa palavra!) ficava ainda pior então eu “guardava” a tosse. O que ajudava era Vick Vaporub no peito e dormir com um travesseiro mais alto. Na horizontal eu nem conseguia respirar… E evitava tudo que me fizesse mal. No meu caso mofo e umidade. Eu achei que quem que está com pneumonia só melhorava se ficasse de repouso.

    Petit Nicolas parle anglais solement (não leve meu francês a sério, please). Está eufórico que meus pais vão chegar amanhã!

    Cuide-se bem!

    bisou,

    Isabella

  16. cris Says:

    a chamada blogosfera tem ondas que vêm e vão. pelo haloscan eu acompanho o movimento de comentários e consigo comparar os últimos doze meses. é muito engraçado. do nada, parece que todo mundo decide não comentar. aí você vai ver o número de visitas: subiu. ou então, os comentários aumentam e o número de visitas desce. já desisti de tentar entender… e eu concordo que a gente pode, sim, conhecer pessoas bem legais. claro que, como em qualquer lugar, têm os chatos, os sem-noção, os indesejáveis, os mal-educados. mas também tem gente bacana, gente que veio me visitar e ficou hospedada aqui e que me hospeda também quando vou à são paulo. acho essa troca de gentilezas tão legal. não desista do blog, não. a gente fica aqui fazendo torcida pra você melhorar e também pelo próximo post. beijão!

  17. cris s Says:

    Doug,
    Em primeiro lugar: seja benvindo p/ comentar aqui qdo sentir vontade. Segundo, eu pensei exatamente na questão do eu lírico quando escrevi o post. Pensei, também, na questão da falácia intencional: é claro que nós mostramos as facetas que nos apetecem e isso não quer dizer, de maneira nenhuma, que você está sendo hipócrita. Sei que você entendeu bem.

    Sabe que eu já visitei o my garbage algumas vezes quietinha, mas, numa próxima oportunidade vou comentar.

    Gostei de saber que vc curte as minhas flores e chás. É uma faceta legal, né?😉

    tudo de bom para você!

  18. cris s Says:

    Isabella,

    Aqui tá todo mundo meio ‘pesteado’, a minha filha tá com rota virus, coitada. Eu estou/estava com ‘início’ de pneumonia. O meu problema maior está localizado nos brônquios… Hoje fui a um outro médico que mudou toda a medicação… que saco, viu?? O que perturba mais não é a tosse que diminuiu muito, é a fraqueza. De qualquer maneira, tomei duas injeções e espero que essas bombas me façam melhorar de vez por todas.

    Que bom que os teus pais estarão te visitando!! Ton Petit Nicollas ne parle pas français?? C’est dommage, tu devais demander a ton mari de lui enseigner. J’adore le français!! Manda um beijinho p/ ele (em inglês)
    Beijocas

  19. Ana Paula Says:

    É, este tempo seco está deixando todos com algum probleminha de saúde.
    Quanto à “baixa temporada” na blogosfera, comentei dias desses em algum post sobre o assunto. Vai ver o tempo seco também está secando as idéias…
    Passo sempre por aqui, mas a pressa muitas vezes não deixe que comente, mas você está em “Viagens freqüentes” no meu blog.
    Sempre procuro pensar de forma otimista, então espero que sua pneumonia, apesar de chatae tudo mais, venha a servir para um descanso, quem sabe necessário, ou qualquer outra coisa boa.

  20. Raquel Says:

    Ah, Cris, desanima não.🙂

    É uqe logo passa. Ou pelo menos eu fico me repetindo isso dia e noite, que por aqui o desânimo e a quantidade absurda de coisas por fazer estão me deixando looouca.

    Bjs

  21. regina Says:

    Cris,

    Estou passando por algo semelhante com o meu blog. Ando sem vontade de escrever. Eu geralmente gosto de escrever a noite e ultimamente ando exausta com esse negocio de levantar as 6:30 da manha por causa da escola do meu filho. Tenho algumas ideias sobre o que gostaria de escrever e uma porcao de fotos lindas para compartilhar, mas ando tao sem energia…

    Mas vou tentar voltar ao meu ritmo normal. Eu sinto falta… Tambem fiz algumas amizades virtuais pelas quais sinto carinho. Foi assim que eu tive o prazer de conhece-la.

    Enfim, estou por aqui e penso em voce, so ando cansada…

    Beijocas,

    Regina


Deixe uma Resposta

