Coisas de domingo…

Março 16, 2008

Eu adoro os domingos porque quase sempre ficamos em casa e fazemos refeições juntos. Não me importo de fazer algo diferente para a família, os resultados sempre valem o esforço. Estava procurando alguma receita diferente desde quarta e, assim que bati o olho nesta receita da Nigella, sabia que tinha achado algo precioso. Eu havia provado pavlova poucas vezes, na Austrália e na Inglaterra, e lembro de ter gostado da consistência singular do merengue. De fato, ficou uma delícia e já foi aprovada como uma das receitas que devem ser repetidas muitas vezes! Então, mãos à obra:

Ingredientes:

I) Para a base do merengue:

6 claras

300 gramas de açucar de confeiteiro

3 colheres de sopa de cacao em pó peneirado

1 colher de chá de vinagre balsâmico

5o gramas de chocolate amargo picado fininho

II) Para a cobertura:

500 ml de creme fresco (eu usei uns 400 ml)

500 gramas de framboesa (eu usei menos porque não tinha o suficiente então completei com morangos)

2-3 colheres de sopa de raspas de chocolate amargo

Aqueça o forno na temperatura de 180C e forre uma forma redonda de mais ou menos 23cm de diâmetro com papel manteiga. Bata as claras na batedeira até que elas formem picos e então acrescente o açucar, colherada a colherada. Adicione o cacau em pó e o vinagre e por último o chocolate. Com uma espátula ou com uma faca espalhe a mistura na forma redonda formando um círculo liso. Coloque no forno e imediatamente reduza a temperatura para 150C e asse por 1 hora – 1:15, ou até se certificar com os dedos que está crocante nas extremidades e um pouco esponjoso no meio. Desligue o forno, mas deixe a pavlova permanecer lá para esfriar completamente.

Na hora de servir, vire a pavlova em um prato redondo. Bata o creme fresco até que fique bem firme e depois transfira-o para a pavlova, formando uma cobertura. Jogue as framboesas displicentemente, deixe algumas cairem em volta do prato. Por último, salpique as raspas de chocolate.

pavlova-ii.png

Faça (é ultra fácil!) e depois me diga o que você achou. A consistência é algo fenomenal: a crosta crocante do merengue com o recheio esponjoso e a cobertura com o creme, a framboesa e as raspas de chocolate.  Eu sei que não é uma receita light, mas quem quer pensar em regime quando você está desfrutando o domingo com a família e os amigos? O gostoso mesmo é ver as carinhas de surpresa e alegria, os inequívocos “uuuummms” e os carinhos, agradecendo a sobremesa. Depois dessa delícia todo mundo — até mesmo eu — tem forças renovadas para começar a semana.

pavlova-i.png

8 Respostas to “Coisas de domingo…”

  1. Laura Says:

    menina, vc é uma dona de casa e tanto🙂
    eu não consigo…
    tenho preguiça, ou estou cansada ou… sei lá.
    Qto àquele assunto que contei- o pior é que ele agora está escrevendo a peça tamanho normal- aquela era curtinha- vai copiar mais, deus meu!
    E qto às lavandas, eu tb adoro, m s nunca tive perto, viu a fot que coloquei lá?
    amo, um dia eu vou lá ver. Um sonho.
    Bjs e tks pela força, Laura

  2. bellavida Says:

    Já fiz essa mesmíssima pavlova, Cris! É uma delícia!

    Estou louca pra voltar da viagem (que ainda nem fiz) pra ir comprar minhas flores! Não quero q nada aconteça com elas na minha ausência.

    Eu tenho lavanda seca em casa e mesmo assim elas tem cheirinho bom : )

    bjs

  3. cris s Says:

    Laura,
    Eu consigo fazer essas coisas de vez em quando! Mas gosto bastante.
    Quanto ao cara, mais um motivo você tem pra publicar um livro! Eu sei que tem situações nas quais o plágio não se comprova e daí não há o que fazer. Que triste né? E dizia-se teu ‘amigo’. Muy amigo, isso sim!
    Lavandas: eu vi as fotos sim, belíssimas. Deve ser na Provence, né? Tem que ir Laura, tem que ir!

    bjs

  4. cris s Says:

    Isabella,
    Olha só — fez exatamente a mesma receita! E também ficou boa? Que legal!

    Você vai comprar flores p/ o jardim? Que flores, lavandas? Sou bem parcial: são flores maravilhosas!

    bjs

  5. Isabella Says:

    Oi Cris, não me aventuraria (pode falar assim?) com as lavandas… O verão aqui é muito quente e bate muito sol na minha casa e as flores ficam do lado de fora. Depois de alguma experiências as eleitas foram as Maria-sem -vergonha!

    E fiz a mesmíssima receita só não usei morangos.

    bjs

  6. Isabella Says:

    AH! No dia 18 de ABRIL vou fazer uma blogagem coletiva sobre o filho autista de uma amiga. Se vc quiser participar, é só passar lá no TQG.

    bjs

  7. cris s Says:

    Isabella,
    As lavandas amam sol direto… será que não daria certo aí?

    Quanto à blogagem coletiva, depois eu passo lá no teu blog e te digo. Obrigada pelo convite.

    bjs

  8. Luli Says:

    Sem querer dar uma de “filha coruja” e puxa saco…

    Essa torta, bolo, whatever, ficou PERFEITO!!!!!!!!!!!!!

    Te amo mãe !!! Obrigada por tudo!


Deixe uma Resposta

