Flores e mulheres e mais

Abril 9, 2008

Repensando a mulher

Eu tenho estado muito ocupada e sobra pouco tempo para o blog, que está às moscas. Tudo está bem, eu continuo dando um duro incrível com as tarefas domésticas, porque afinal de contas, como toda boa (?) virginiana, sou a maior perfeccionista e gosto de tudo organizado. Às vezes consigo fazer que não vejo, mas a maior parte do tempo fico limpando tudo mesmo. Cada um é o que é, afinal.  Pelo menos tenho conseguido correr com uma certa regularidade e logo quero escrever sobre as minhas re-investidas na corrida, algo que está me dando muito prazer. Quanto ao jardim, o pobre coitado parece agradecer a folga proporcionada pelo outono, ainda que este esteja bem ameno, com dias azuis lindos e noites incrivelmente estreladas. De novidade mesmo no jardim, só a beleza e delicadeza das oncidiums, uma alegria para os olhos. As lavandas, nem vou falar porque me dá muita tristeza em dizer que eu ainda não resolvi o que vou fazer. Os canteiros nem sabem que são canteiros mais e logo logo terei que dar uma mexida (ouch!) por lá. Quem lê os meus posts recentes deve presumir que eu sou uma dona de casa bem dedicada. Pois eu tento, por pura necessidade e senso de responsabilidade. Mas também trabalho em duas universidades, escrevo artigos e publico, dou palestras, participo de congressos e afins, oriento alunos, corrijo provas, oriento dissertações, etc. Só que eu não tenho tido vontade de falar nas coisas do meu trabalho aqui. No entanto, eu queria contar uma coisa muito legal mesmo e que tem me deixado muito animada: é o curso que irei dar e que começa amanhã, o (Re)Pensando a Mulher. Eu trabalho com a questão da representação da mulher (principalmente na literatura e na iconografia) há muitos anos, mas sempre dentro da academia. Agora, em contrapartida, e, pela primeira vez na minha vida, vou estar em direto contato com a comunidade! É um curso ligado ao Programa de Inserção Social do Mestrado onde dou aulas. O (Re)Pensando é gratuíto e já tem várias inscritas. Sempre achei que a universidade tinha que prestar serviços para a comunidade; porém, pouquíssimo ou nada é feito nas nossas universidades. Os cursos que mais atendem as comunidades carentes são da área médica. Então amanhã vou ter a oportunidade de enfrentar uma nova e interessante empreitada. O desafiador, nestas alturas, é utilizar um vocabulário menos crítico, não usar teoria e muito menos ‘dar aulas’. O que eu quero é fazer atividades que levem a mulherada a refletir e discutir. O que eu quero é escutar e aprender com elas. O resto eu conto depois.

I hide myself within my flower,
That wearing on your breast,
You, unsuspecting, wear me too —
And angels know the rest.

I hide myself within my flower,
That, fading from your vase,
You, unsuspecting, feel for me
Almost a loneliness.

(Emily Dickinson)

2 Respostas to “Flores e mulheres e mais”


  1. Maravilha, Cris! conte tudinho!!!

  2. cris s Says:

    Oi Denise,
    Vou contar sim. Aliás, o post acima já é resultado do curso – que acho que vai ser bom (não por mim, mas pelas alunas!!).
    Beijocas


Deixe uma Resposta

