SEIS quilometros suados e faceiros

Maio 11, 2008

Corrida? Don’t get me started….

Ando louca para escrever sobre as minhas incursões na corrida, assunto deste post do ano passado. Eu parei de me exercitar no último ano de redação da minha tese de doutorado e andava me sentindo ultra mal, sem energia e com muita dor nas costas por conta de ficar horas a fio na frente do computador. Lá por outubro/novembro do ano passado, voltei a andar e, naturalmente, nem pensei em correr pois não era o momento adequado. Quem nunca correu pode pensar que para começar a correr é só botar as pernas para funcionar. Ledo engano: há muito preparo, muitas vezes trata-se de meses ou até um ano. Você pode até conseguir correr um dia, mas aposto que teu corpo não te tratará muito bem nos dias seguintes! De modo que é prudente ter planos bem sensatos e nada ambiciosos para correr. Um pensamento útil para iniciantes é o de que não faz nenhum mal correr uma distância curta hoje; se você persistir, pode ter certeza que estará correndo uma distância menos curta amanhã e assim por diante. Eu sempre brinco comigo mesma quando estou correndo, me prometo prêmios, me imponho desafios, me distraio quando canso muito e, sobretudo, me surpreendo comigo mesma, quando vou mais longe, when I run that extra mile. E olha que eu estava, para retomar o assunto, há meses ensaiando o retorno e vocês não irão acreditar em que momento eu realmente me animei e, definitivamente, decidi que iria voltar a correr: foi quando cheguei em Hong Kong! É que, devido ao jet lag, eu acordava lá pelas 5 horas da madrugada e ficava com os olhões abertos, sem chance alguma de voltar a dormir… então, pulava da cama com as galinhas e ia para a academia do hotel correr na esteira. Aliás, a corrida é a minha melhor amiga para combater o cruel jet lag, que sempre me pega de jeito. Assim, toda madruga estava eu e outros desfusados e claramente perdidos na tradução correndo e tentando expulsar a fadiga. E assim continuei ao longo das três semanas que lá passei. Meu marido no início ficava pasmo comigo, mas, logo depois, começou a levantar comigo e se exercitar também! Bem, na volta continuei correndo e firmando o passo. Corro de três a quatro vezes por semana; em casa, na esteira, e, às vezes, na rua. Na realidade, o que eu curto mesmo é correr fora, nos parques próximos aqui da minha casa: o Bosque Alemão, o Parque Tingui e o Parque Barigui. Tem vezes que eu corro de manhã e algumas vezes no final da tarde. Já cheguei a correr de noitinha e, embora tenha medo, não há nada melhor do que sentir a brisa e ver o sol se pondo e as estrelas estrelas despontando correndo e escutando uma playlist legal. Você deve estar achando que estou correndo grandes distâncias… Pois o negócio é que não, semana passada alcancei os meus 5k 6k. Apenas 5K 6k?? E por que, então, todo esse bafafá em torno da corrida? Haha, pois é, é que, apesar da modéstia dos meus cinco quilómetros, eu sei que daqui um pouquinho eu posso chegar no sexto, sabe como? Que é só treinar e me empenhar um pouquinho mais. E eu valorizo MUITO os meus cinco quilómetros porque eu sei o quanto eu suo e dou duro para chegar lá. E nem vou falar sobre idade & Cia, porque eu já encontrei vários maratonistas mais velhos, gente de 50, 60 e até 70 anos, deixando a garotada para trás! Então sigo adiante fazendo os meus planos para julho, me preparando para correr a Golden Gate ou quem sabe correr alguma corrida de 5k 6k por lá. A corrida de 10k que me aguarde.  Eu chego lá.

The woods are lovely, dark, and deep,
But I have promises to keep,
And miles to go before I sleep,
And miles to go before I sleep.
(Robert Frost)

5 Respostas to “SEIS quilometros suados e faceiros”


  1. Não gosto de correr, não, mas me sinto outra pessoa quando faço ginástica na academia, amanhã cedo preciso ir lá pra recuperar energias totalmente desaparecidas!

    Cris, não acha perigoso dar seu roteiro de corrida no blog? eu sou meio cismada com endereços, pense nisso.

    Beijão

  2. Ana Lucia Says:

    Cris eu nunca corri 5 km ha ha ha, mas ano passado e ano retrasado no verao eu tava gostando de alternar as caminhadas com um pouco de corrida, é uma sensaçao muito boa e a gente sente que o corpo trabalha rapido. Beijocas e pernas pra que te quero !

  3. cris s Says:

    Denise,
    Eu odiava correr até que me dei conta que todo mundo se queixava que eu andava rápido demais, “quase correndo”. Então comecei de bobeira e depois fui levando mais a sério… A energia que você ganha é impressionante!

    Quanto ao roteiro de corrida: não era bem um roteiro, mas eu já re-escrevi aquela parte, você tem toda razão no que falou. One never knows…

    beijocas

    Ana,
    Hehe, é, correr 5 k sem intervalo não é fácil não. A minha estratégia sempre foi de intercarlar corrida e caminhada e eu ainda faço isso quando canso muito. Eu amo correr, me faz muito bem!
    Você já está de férias??

    bjs e boas corridas!!

  4. Gi Says:

    Sabe, Cris, quem precisa de atividade física tendo q ir ao mercado e subir a ladeira aqui de onde moro?! Aliás, tem outras atividades boas também. ;-)))

    Já corri por uns 6 meses. Realmente, é muito bom, me senti bem. Só que não combina muito comigo; gosto mesmo de dança, Yoga. Se tivesse dinheiro, voltava a fazer os dois. Atividades aeróbicas são até boas, mas eu sou muito nervosa, ansiosa. E você tem toda razão na questão do preparo. Lembro-me que só corri 20 minutos 2, 3 vezes por semana. ;-0 E olhe lá. Não gosto de natação também, nada muito mecânico. Acho que de repente, hoje eu me daria melhor com a corrida porque há o I-pod e o cd não pula!
    Ah, conheço esses parques; são lindos mesmo.

  5. Ana Lucia Says:

    Cris, como eu trabalho a contrato, estou de “férias”, minhas aulas terminaram, eu tô com um bolsa de pos-doutorado que começou agora e so volto a dar aula no final de agosto. Agora fazer um esporte é necessario nessa vida que a gente leva, é muita tensao e encheçao de saco, o esporte ajuda a aliviar a cabeça e fazer com que o corpo suporte mais o cotidiano. Beijocas.


Deixe uma Resposta

