ambigüidades ou os livros e eu

Dezembro 18, 2008

Não existe método para essa minha loucura — eu tenho hábitos horríveis de leitura, que só fazem piorar com o tempo.  Poupo-vos dos detalhes sórdidos e atenho-me ao moderadamente aceitável.  Sou uma leitora muito afobada e  faço planos deveras ambiciosos: podendo, leria tudo! Que eu sou desorganizada, não é nenhuma novidade,  aliás apenas para o meu zodiáco. Que eu funciono sob prazos, também. Mas sobretudo, sou  uma pessoa interessada em tudo, em áreas diversas. Por exemplo, amo ler sobre culinária, viagem, maquiagens e cosméticos, moda e pessoas. Mas mais do que tudo mesmo, amo uma história bem contada. Não afeita a lercoisas esotéricas, religiosas (a não ser que seja de um ponto de vista histórico) e livros de auto-ajuda. Fujo correndo de qualquer texto que tenha  pontos de vista absolutista.  Mas realmente não sou preconceituosa com leituras/textos, no entanto,  gosto muito pouco de bestsellers, ainda que já tenha lido alguns e que eu entenda o seu lugar nas vidas das pessoas. Quanto à literatura, meus interesses profissionais e pessoais quase sempre se fundem, o que é uma maravilha, convenhamos. Mas há vezes que eu preciso investir em leituras teóricas, ou que preciso me atualizar em determinada período histórico. Claro que me angustio com o que eu ainda não li ou com o que eu não sei e deveria saber.  Sempre me acho devedora com relação à Literatura (notem a grafia…). Ou será que é pura ambição? Sabe-se lá, mas a sensação perene é a de nunca estar saciada. Qual é o lado muito negativo? Sinto aquele comichão cada vez que entro numa livraria real ou virtual. Gasto  mais do que eu deveria e fico envergonhada de morar num país que pratica preços absurdamente altos sobre os livros. Com o preço de um livro aqui, você pode comprar 3 nos E.U.A., por exemplo. Enfim, como sou uma pessoa que prefere a comodidade, recorro, geralmente, à Livraria Cultura no Brasil e à Amazon para livros em inglês. Adoro a Livraria Cultura, eles sempre foram impecáveis com todas as minhas encomendas. Em contrapartida, ultimamente tenho desgostado da Amazon. Meu último pedido na amazon chega apenas na terceira semana de janeiro, ou seja, duas semanas antes das aulas começarem. Fiquei tão doida calculando os diferentes preços caso eu optasse pelo envio conforme os diversos livros fossem disponibilizados que cliquei na opção errada: standard international shipping. Gostei do preço do shipping logicamente e pronto. Logo depois tentei reverter a situação, mas não foi possível. Bem feito, agora tenha vergonha na cara e leia aqueles outros livrinhos na estante dos não lidos… Teria leitura por algumas férias!

Abaixo a lista da minha última encomenda na Amazon (aquela que eu queria devorar logo mas vou ter que esperar muito!):

The God of Small Things (Arundhati Roy);

Kim (Kipling);

The White Tiger; Arthur and George (Julian Barnes);

Reinventing Shakespeare from the Restauration to the Present (Gary Taylor);

Shakespeare and Popular Culture (Marjorie Garber).

god-of-small-thingskimwhite-tiger

reinventingshakespeareshakespeare-and-modern-culturearthur-george1

7 Respostas to “ambigüidades ou os livros e eu”

  1. Edelize Says:

    eu já estou numa fase meio estranha… sempre fui devoradora de livros, daquelas de sentar pela manhã e só me dar conta que já era tarde por 1) estar com vontade de ir ao banheiro 2) ou estar com fome. Ultimamente, não consigo me concentrar por muito tempo. Não sei se isto tem haver com leituras em inglês, ou se a teoria do maridex é certa. Segundo ele, estou me acostumando com leituras curtas na internet, e assim meu attention spam é limitado. Será? Talvez, seja apenas a correria do dia-a-dia… Vamos ver, estou de férias e tenho alguns livrinhos me esperando na estante.

    Aqui, o preço de livros são meio salgadinhos comparado aos do EUA. Por sorte, as boas livrarias tem a sessão de livros usados em condições excelentes.

    Beijocas e boas leituras

  2. adriamaral Says:

    Cris, eu tb tenho esse mesmo péssimo hábito rs…..

    To levando o livro que me deste pras minhas leituas de férias. bjo

  3. Leila Says:

    Cris, eu também não agüento de ansiedade quando tenho que esperar muito por uma encomenda feita online. Desses que você comprou eu já tinha ouvido falar do God of Small Things, vou ver se acho na biblioteca (vou ficar quebrada depois de comprar tanto presente de Natal).

  4. cris s Says:

    Edelize,

    Tem fases que eu leio bem menos. Se eu tenho que ler, leio. Acho que o attention span por causa da internet interfere, mas não significa que você tenha menos atenção e sim que prefere ler o mais fácil, hehe. Tipo lei do menor esforço.

    beijocas e FELIZ NATAL

  5. cris s Says:

    Adri,

    Espero que você goste, é resultado das minhas investidas nos documentos da época de Shakespeare.

    bjs

    Leila,
    O God of small things está no topo da lista, queria estar lendo ele já, mas vou ter que esperar.

    bjs

  6. Raquel Says:

    Cris,

    eu li o Kim há uns duzentos e setenta três anos, gostei muito. O tema da identidade, sempre, não?

    Não li quase ficção esse ano, mas estou tentando arrumar tempo para fazer uma listinha no meu abandonado bloguinho antes do fim do ano.

    Bjs bjs

  7. cris s Says:

    Oi Raquel,

    Sabe que eu ando meio empacada com a questão da identidade e estrangeiridade há algum tempo… o Kim, sem dúvida, faz parte! Deve ser algo importante pra mim.😉

    Que bom que você apareceu, estava com saudades da Sra. Maharani e seus comentários!!

    beijocas


Deixe uma Resposta

