holiday goodies

Janeiro 6, 2009

“Of all smells, bread; of all tastes, salt.”
George Herbert, Poeta inglês (1593-1633)

Se no começo fico agitada por ter que ficar em casa quando não viajo, depois de uns dias vou me acostumando e (re)descobrindo alguns prazeres domésticos! Para ser mais precisa, dois prazeres, porque não precisa de mais nenhum: sorvetes e pães. Amo fazer sorvetes (ice creams e sorbets) pela facilidade e deleite: praticamente é só misturar os ingredientes e colocá-los na sorveteira, essa máquina fantástica. Quanto às receitas, me inspiro  quase sempre nas da Fer, do blog mais delicioso da blogosfera: o Chucrute com Salsicha. As que eu já copiei/adaptei da Fer foram: o sorvete de figo, o sorbet de nectarina, de morango e de pêssego e menta. Os sorbets ficam aquela delicadeza porque são pura fruta, misturada, às vezes com ervas, gotas de vinagre balsâmico, como no caso do morango, ou com um licor pra ressaltar o sabor. Mas na realidade eu fiz outros como o de cereja e chocolate que ficou absolutamente divino, ainda que um pouco calórico demais. O de morango já virou um clássico, se fizer com creme, ele é um sorvete; se for como um suco, ele é um refrescante sorbet. A grande surpresa veio com o sorbet de nectarina, realmente delicioso.

Quanto aos pães, ressuscitei minha bread making machine, pesquisei e selecionei algumas receitas que eu queria provar e mãos à obra. Até agora fiz cinco pães diferentes: o pão integral, o integral com nozes pecãs, o de multigrãos , o de aveia  (hearty oatmeal bread) e o Southwestern style cornmeal bread (que eu fiz ontem). Cada um, uma surpresa agradável. Os que eu mais gostei até agora foram o Southwestern style cornmeal bread, que é feito com fubá e tem jalepeños, cebola e queijo e na massa. Mas talvez o campeão aqui de casa tenha sido o pão integral com nozes pecã, as nozes conferem um sabor muito bom à farinha e a consistência é ótima. O que menos gostamos foi o pão multigrão porque ficou meio seco, mas eu já estou pensando em soluções para o problema, visto que é um pão muito saudável. E o cheiro de pão fresquinho, existe igual?

Mas o maior prazer mesmo é saber que essas máquinas fazem o serviço todo pra você.   Porque afinal, como uma mulher moderna, sou partidária do que a Nigella advoga: “achieve maximum pleasure through minimum effort.” E, de qualquer forma, há algo mais gostoso do que um sorvete delicioso e saudável e um pão fresquinho acompanhado de um bom café? Acho difícil, muito difícil!

P.S. Mea culpa: reconheço que ando super negligente com as minhas fotos aqui no blog e sei que tenho prometido  publicar algumas (por exemplo, as do Thanksgiving), o que nunca aconteceu. Vamos ver se consigo reverter essa situação logo!

5 Respostas to “holiday goodies”

  1. Edelize Says:

    Guria, não me dê idéias… ontem fiz um Irish Soda Bread e ficou divino e isto atiçou a minha vontade de ”investir” numa bread machine. E só de pensar nos sorvetes… ai, ai. Tenho que voltar a trabalhar o mais rápido possível, pois estou começando a gostar desta vida de housewife, cuidando da casa, fazendo comidinhas… (e as calças jeans ”encolhendo” – hahaha). Beijocas!


  2. Eu AMO a minha máquina de fazer pão, mas não faço nada demais, só pão integral, você tem como mandar suas receitas de pão, Cris? ou postar aqui no blog? a máquina me salva, aqui na Coréia, onde é quase impossível encontrar pão integral.

  3. Gi Says:

    Esses ´posts de “mulher prendada” me dão aquele sentimento de “ai, que delícia, quero virar uma assim, mas só com uma cozinha decente numa casa enorme e, de preferência, nascendo outra pessoa, noutra encarnação.” Como eu queria ser como meu pai.. mas o máximo que fiz foi masssa de waffles e colocá-los na sanduicheira – que tive de dar para o porteiro, porque não conseguir vendê-la! ;-))

  4. cris s Says:

    Edelize

    A aquisição de uma bread machine valeria muito a pena. É algo que você usaria a vida toda. Quando cansa, vc deixa encostada e depois de um ano, usa novamente. Ontem eu me deparei com uma receita de Irish Soda Bread e logo lembrei de você. Que coisa estranha, pensei que tivesse soda na receita, mas não vai né? Ah, tbém estou amando a vida de housewife (por enquanto…)!! bjs

    Denise,
    Posso enviar um livro que eu tenho em PDF “Bread Making Bible” — tem um monte de receitas. Qual é o seu email?
    bjs

    Gi,
    Pois é, mas sou “prendada” porque quero. Aliás, uma mulher prendada mesmo, não tem essas máquinas (sorveteira e a de pão). Não há nada mais fácil do que misturar ingredientes e apertar o “on” button. Na realidade, gosto de saber fazer as coisas, de não precisar depender dos outros e de, ainda por cima, trabalhar fora, etc. Gosto de aprender e fazer coisas diferentes que funcionam. Me dá uma sensaçao de sucess; sei lá, uma mistura de independência e poder haha.

    bjs

  5. Gi Says:

    Ah, eu sei. Não gosto de depender dos outros, mas estou quase sempre nessas situações por vários motivos que fogem um pouco da minha vontade. Outras é por defeito meu mesmo. ;-)) Engraçado que, por outro lado, tenho um lado completamente “tchau, c´est fini, vou indo” totalmente independente e que segue só minhas regras. Hoje por exemplo nem almocei; por isso emagreço pra caramba. E falta $ também e paciência. Estou na minha irmã, ela trabalha fora como vendedora e ainda cozinha! Uff.. Eu me viro. Quando quero e tenho dinheiro sobrando, como fora mesmo.

    Se pudesse, comeria fora todos os dias.

    Para mim não daria trabalhar fora e ainda cozinhar e fazer coisas de casa. Acho que nunca serei assim. Só se tiver trabalho em casa, mesmo assim suponho que seja uma questão de gosto, e prioridades mesmo. Admiro quem concilia tudo, mas essa vida não é pra mim! Não é só apertar o “on”, não, menina! Você deve ter trabalho, como vejo.


Deixe uma Resposta

