A Tailândia aqui em casa

Janeiro 8, 2009

Algum dos meus cinco fiéis leitores deve lembrar que eu fui para a Tailândia há um ano. Foi uma viagem excepcional e eu sofri do que muitos dos teóricos que eu estudo descrevem: um puro encantamento com o exótico. Até um dos meus favoritos teóricos, Edward Said, teria algumas palavras para descrever o fenômeno que se apoderou de mim na Ásia. Mas enfim dentre as coisas que eu mais gostei na viagem está a cozinha tailandesa, uma mistura ultra sofisticada e harmônica de sabores doces,  especiarias e pimentas. Me animei tanto que fiz um curso de culinária que durou dois dias. No primeiro dia fomos para o mercado local para nos familiarizarmos com os ingredientes. Como eu já sabia, o galangale é uma das especiarias mais importantes, é o gengibre tailandês. Resumindo a história, voltamos para o Brasil com o nossos dois galangales na mala, rezando para a alfândega não nos pegar. Em menos de dois meses, eles já haviam brotado e agora eles estão imensos, inclusive com essas flores super delicadas que floresceram há 10 dias, para o meu deleite!  Como é que os restaurantes “tailandeses” aqui alegam que não há galangale no Brasil? O clima dos dois países é bem parecido e o gengibre tailandês é imprescendível para a elaboração da maioria dos pratos. Não tem galangale, não tem culinária tailandesa. Enfim,  chega de lero-lero e vamos às belezinhas tai!

galangale-flowers-09

Pura delicadeza asiática!

8 Respostas to “A Tailândia aqui em casa”

  1. Gi Says:

    Eu gosto muito da cozinha brasileira em primeiro lugar. Depois vem a do Magrheb, chinesa e indiana. Gosto também de italiana; até alemã! Portuguesa mais ou menos e meu pai ficaria triste comigo. Além de meu namorado, enfim. Tailandesa nunca provei, mas tenho uma amiga que mora na Austrália desde 2004 e já foi à Tailândia; contou maravilhas e disse que na Austrália eles consomem muito a culinária tailandesa. No Rio tem um ou dois restaurantes e por isso mesmo sai caro.

    Cris, não gosto muito de gengibre! Aliás, a primeira vez que comi isso num restaurante japa quase tive um treco. Achei que eram pedaços de batata! Depois tomei um drink sem álcool no Bar do Hotel aqui no Rio; lugar mais chiquezinho. Eles misturaram com hortelã, ficou ao meu gosto, eu que adoro uma bebida bem gelada, um mate no verão..

  2. Gi Says:

    Mahgreb! Escrevi errado. ;-))

  3. cris s Says:

    Gi, eu amo variar e experimentar novos pratos e paladares exóticos. Gosto também de tentar fazer aqui em casa. A minha filha mais nova falava que os pratos que ela mais gostava eram o Nasi Goreng, kibe com tabule e humus e strogonoff, é mole? Tenho investido na culinária tai: nem sempre dá certo mas quando dá é uma delícia só.

    Ah, esse gengibre é bem diferente do nosso. Fiquei curiosa c/ o drink com gengibre. Na Tailândia tomei um de capim limão, achei meio doce demail.

    bjs

  4. Gi Says:

    Esse do restaurante é leve, por isso gostei bastante; tudo a ver com o clima carioca. Tua filha é ótima: resumiu rapidamente! ;-))

  5. Edelize Says:

    Acho que aqui eles usam somente o gengibre comun, igual ao nosso, nos restaurantes tailandeses. Uma pena, pois adoro experimentar sabores diferentes. E que linda a flor!

  6. cris s Says:

    Edelize,
    É, pode ser mesmo. O clima da Austrália é significamente mais frio que o da Tailândia… Mas do jeito que os australianos amam a comida tailandesa, sabe-se lá. A flor é mimosa. Achei linda! bjs

  7. Ana Paula Says:

    Linda foto. Lindas cores.

  8. cris s Says:

    Oi Ana Paula,

    Obrigada pelo comentário!

    bjs


Deixe uma Resposta

