filamento

Janeiro 17, 2009

O mundo dos blogs é uma rede com filamentos frágeis que se interconectam. Essas ligações, altamente dinâmicas, são feitas a partir de pequenas narrativas nas quais os leitores se apóiam para dar sentido, interpretar e, um nível mais perigoso deste processo, construir uma imagem da pessoa. Só que a grande maioria dos posts escritos é uma versão rápida de algum aspecto que o autor do blog deixa antever.  Ora, o post não é o autor! O post tem uma voz narrativa, também chamada de “eu narrador” ou “eu autoral” que, naquele momento, domina. Infelizmente, a maioria das pessoas não sabe ler e não entende ironias. Outra forma de misreading (leitura errônea) é o oposto: achar que todas palavras operam com duplos sentidos, o que Umberto Ecco denomina de overinterpretation, ou superinterpretação (Os limites da interpretação, 1995). Muitas vezes o duplo sentido não existe e a palavra – aquela recheada de possibilidades de significados – é apenas literal. Quando interpretamos, sempre estamos lidando com esses filamentos frágeis e fantásticos que são as palavras. Se mal entendidos podem ocorrer até mesmo em conversas, quando remetente e destinatário estão presentes, quem dirá em posts que “dialogam” sabe-se lá com que cabeças.  Temos também que levar em consideração que as pessoas escrevem sob diferentes ímpetos e circunstâncias. Muitas vezes os autores de blogs, por diversos motivos, talvez até para amenizar alguma dor, cosmetizam seus posts. Por fim, talvez o óbvio: blogs são versões autorizadas de nós mesmos.

Adivinharam: ando um pouco cansada.

8 Respostas to “filamento”

  1. adriamaral Says:

    poxa eu li muito esse livro do Eco, tive uma orientadora de IC que era apaixonada por ele.

    Realmente cansa quando tu diz A e a pessoa quer pq quer que seja B, e o pior sem consistência nenhuma só por achismo. è o tipo de discussão completamente inútil… eu me canso disso tb

    bjocas

  2. Gi Says:

    Sei bem o que é isso, Cris. E olha que tento ser modesta às vezes vendo uma culpa em mim onde não há. É o que você falou: se a comunicação “ao vivo e a cores”, pessoalmente já é complicada e sujeita a interpretações errôneas e o “ruído” estraga um pouco, imagine em blogs! ;-))


  3. Eu também ando cansada, aliás, acho que como quase todo mundo que tem blog tão antigo quanto o meu.

    Mas, cada vez tenho menos expectativa em relação às pessoas e mais tolerância pelo que leio, se leio é porque gosto da pessoa, senão já estava deletada da minha lista e não vou gostar de tudo sempre. E, com certeza, cada vez mais evito blogs que me façam mal, fujo de confusão.

    Mas, a verdade é que a gente tem de escrever sempre pensando no que vão interpretar e nem é uma preocupação com a sua imagem, mas com as sensibilidades do povo. Cansei de ter mal entendidos, das pessoas acharem que estou escrevendo alguma coisa como indireta pra elas e eu detesto isso, faço tudo pra não dar indireta pra ninguém.

    Dia desses, escrevi algo sobre “comer galinha e arrotar peru” e um amigo do tempo da faculdade, que eu não vejo há mais de 20 anos me escreveu perguntando se era um recado pra ele. Eu não escrevo nunca pra criatura, nunca nem pensei nele dessa forma e foi uma paranóia totalmente sem sentido. Dessa vez, nem respondi, cansei de dar explicação.

    Tem coisas que eu gostaria de criticar, falar mal, dizer que não gosto, mas fico na minha, porque sei que algumas amigas podem vestir a carapuça e eu não preciso desse tipo de estresse. Sei como eu acho desagradável quando leio nos blogs umas alfinetadas que, claramente, são dirigidas a mim.

    Quanto à construção de uma imagem, acho que não tem como ser diferente, cris, é natural e não me incomoda em nada. O fato é que o povo reclama seja como for, se a pessoa filtra o que escreve, está criando uma personagem, se não faz isso, é criticada por se expor demais – como a moça que contava até das suas hemorróidas (que eu mesma critiquei em comentários privados).

    É duro agradar a blogosfera, quem se preocupar com isso, vai ficar maluco.

  4. adriamaral Says:

    O que mais me irrita são pessoas que discutem sem dar argumentos lógicos e racionais, simplesmente porque são apaixonadas por A ou B, ou seguidoras da ideologia X ou Y. De resto, naõ ligo a mínima, meu blog é sobre os assuntos que eu gosto e me interesso e ponto. Se entrar nessa de querer agradar ai vai tudo por água abaixo.

  5. Edelize Says:

    Umberto Eco me impressiona com sua capacidade de produzir bons livros e em quantidade espetaculares…

    Este assunto de blogs… sempre tive esta idéia de serem ”snapshots” de uma vida. Não encuco muito com relação a imagem que os outros têm sobre mim, quer ela seja baseada no meu blog, ou em uma conversa comigo. Sou da opinião de que para as pessoas com quem tenho alguma afinidade, vale a pena continuar o relacionamento e as coisas fluirão normalmente, e pode também um dia acabar. Pelos motivos que você mencionou (misreadings, overinterpretation), eu tento ter uma atitude bem ”light” nas minhas andanças ”blogais”.

    Outro aspecto dos blogs: cognitive dissonance onde a gente cria uma imagem da pessoa e quando a vê ao vivo e a cores é totalmente diferente…

    Beijocas

  6. Bergamo Says:

    Que definição excelente sobre as inter-relações (já nem sei mais como se escreve essa palavra) entre o autor do blog X leitor.
    Vou indicar esse post lá no meu blog.
    Abraços,
    Bergamo

  7. Elianne Says:

    Querida, é tão difícil se comunicar. Aqui então…

    Suas filhas são duas belas jovens, já vi que puxaram à mãe. E vc precisa se maquiar, linda? aqui eu uso pouca maquiagem, faz mto calor, uso às vezes algo para evitar ficar melecada. O meu creme diário é o filtro solar🙂
    ai que calor!
    bjs Laura


Deixe uma Resposta

