“Thinking blogger”: uma honra dupla.

Maio 12, 2007

Há algumas semanas eu recebi um prêmio de Portugal: o “Thinking Blogger”. Foi realmente inesperado, pois eu não postava fazia algum tempo. Mas o meu amigo JN, do blog Notas ao Café, não havia esquecido do público&privado. A honra foi dupla quando eu recebi o mesmo prêmio da querida Lili, do ótimo blog  A Árvore dos Desejos, chegando, semana passada, de Florianópolis.  O gosto de ter recebido o thinking blogger foi especial porque veio de dois thinking bloggers, i.e., dois blogueiros que me fazem pensar.

thinkingblogger.png “Penso, logo blogo”

Pode parecer algo sem importância para alguns, mas para mim foi uma honra. Primeiro, porque, apesar de ultimamente o público&privado ter virado uma espécie de diário de bordo de uma doutoranda desesperada, muitos posts que eu escrevi tinham como objetivo a reflexão, ainda que eu tenha relutado em explicitar o meu compromisso acadêmico no início. Mas dizer que eu não prezo o lado acadêmico seria a quintessência da hipocrisia: é óbvio que sim. Vivo cercada por livros, alunos, orientações, artigos, etc. Conseqüentemente, alguns dos meus posts lembram, talvez, um pouco a sala de aula, algo que eu apenas me dei conta pelo comentários. Outros são, talvez, um pouco teóricos e certamente devem ser leitura bem maçante para muita gente. Por outro lado, gostaria de registrar a minha satisfação em saber que o meu post “A terra devastada”: o impacto do aquecimento global na literatura recebe cerca de vinte visitas por dia. Discutir o meio ambiente por intermédio da literatura não é apenas ‘oxigenar’ cursos de literatura mas, como a ecocrítica sugere, é uma questão de postura ética frente ao texto e ao mundo. 

É claro que, para o alívio dos meus 3 leitores, têm posts que foram escritos em 3 minutos e falam das coisas mais diversas — simplesmente o que vem à cabeça. E não acho que esses posts tenham menos valor: o meu post sobre a minha paixão por lavanda é bem pessoal e ainda recebe comentários. Outro post que eu escrevi rapidamente foi sobre a imagem da mulher no carnaval brasileiro, que acabou por receber a atenção do Global Voices, algo muito legal.

Tenho muitas dificuldades aqui: ainda não consegui escrever nenhum post “mulherzinha” e nem de longe tenho o alcance dos posts mais populares da blogosfera feminina, que falam sobre as últimas novidades das celebridades ou da moda. E não é porque eu não tenho afinidade com esses tópicos. Eu também tenho dificuldades para falar sobre a minha vida pessoal. Há um pouco de tudo na internet e eu tenho minhas razões para ter um pouco de receio.   

Enfim, para cada cabeça, um blog. E eu ainda estou engatinhando, procurando a minha voz e meu lugar no público&privado. Para os meus três assíduos leitores, o meu carinho e agradecimento. Não sei até que ponto devemos levar a sério os números do Sitemeter, porém estou quase atingindo 10.000 visitas (ou hits?, não sei!) e espero que este cantinho possa trazer algo de bom para quem passar por aqui.

Voltando à questão inicial: sou incumbida de encontrar 5 bloggers que me fazem pensar. Vou levar o adjetivo “thinking” a sério aqui, porque sempre me surpreendo com ótimos bloggers, mas que são ótimos por outros motivos. Vamos lá:

thinking.png

1. O primeiro blog que me vem a cabeça é o da Denise, o Síndrome de Estocolmo, que deve ter recebido mais de quinhentos thinking blogger awards. A Denise escreve sobre tudo, mas o lado que ela abraça mais veementemente é a causa feminina (algo que temos em comum). Seus posts sobre a representação feminina na mídia são imbatíveis e eu fico impressionada com o compromisso que a Denise demonstra com as causas que ela defende. Uma thinking blogger modelo.

2. O Always-por-um-triz , da Regina, é outro blog que me leva a pensar bastante. Já aprendi muito lendo os posts sobre discriminação racial, liberdade de expressão e multiculturalidade. Aliás, até os posts sobre a sua vida em Berkeley não são apenas leituras gostosas, mas também me levam a refletir sobre alguns aspectos da minha própria vida.

3. Outro blog é Uma Malla pelo Mundo, da Lúcia Malla. A contribuição que a Lúcia faz para a blogosfera deveria ser modelo para todos nós. Todos os posts dela são escritos num estilo impecável, com fotos impecáveis, e revelam o cuidado e carinho que Lúcia tem com os principais assuntos que ela trata: a ciência, o meio ambiente e suas deliciosas viagens pelo nosso planeta. O público&privado não tem vergonha nenhuma de dizer que ele gostaria de ser um pouco parecido ao Uma Malla pelo Mundo, quando ele crescer!!  🙂

4. O  Fatimando na Austrália, blog escrito “do outro lado do mundo”, da “Land Down Under” entra na minha lista, principalmente por me fazer pensar sobre a sociedade e a cultura australiana, assuntos fascinantes.

5. O blog Notas ao Café é também parada obrigatória para mim: o JN tem uma capacidade singular de escolher a imagem certa para o assunto certo. Muitos dos seus posts combinam quadrinhos com excertos de livros numa química perfeita. Francamente, não sei como ele consegue, mas vale a pena fazer uma visita para conferir.

Enfim, é óbvio que vários blogs que me fazem pensar não foram incluídos, fica para uma próxima oportunidade. De qualquer forma, parabéns para todos os thinking bloggers!! No meio de tanta gente chata, sem nenhuma graça, como canta Marisa Monte, é importante valorizar e disseminar quem se encontra de bom.

A imagem acima veio deste site.

22 Respostas to ““Thinking blogger”: uma honra dupla.”

  1. JN Says:

    É sempre um prazer ler os posts aqui colocados e verificar a excelente qualidade de muitos deles; foi com muito prazer que atribuí o prémio e acho que é muito merecido.
    Já agora, muito obrigado pela retribuição; é uma honra.

    Até um próxima vez. 🙂

  2. Edelize Says:

    Puxa, quanta honra ser nominada por você. Outro dia mesmo estava fazendo uma classificação dos blogs que leio e me perguntando exatamente isto, qual deles conseguem instigar a minha imaginação. Bem, agora é passar num post. Obrigada!!

    Eu sempre fui fascinada pelo cinema australiano, mesmo antes de vir para cá. Infelizmente, nos últimos anos, a indústria cinematográfica daqui deu uma parada com muitos profissionais preferindo tentar a sorte nos EUA por motivos financeiros (existe uma dependência (e expectativa) grande da indústria em incentivos do governo). Na minha opinião, o último filme local muito bem feito foi Lantana. Little Fish é um mais recente que começou a mostrar um profissionalismo mais marcante, sem a preocupação com o retorno financeiro como a maioria das comédias que assolaram o cinema aussie dos últimos anos. Tenho um post começado sobre o tema, um dia desses termino…

    E quanto a literatura, qual escritor(a) aussie lhe interessa? Perth parece mesmo o fim do mundo, mas dizem ser um lugar encatador.

    Beijos e um abraço carinhoso pelo dia das mães.


  3. Você é linda !!!
    Parabéns pelo seu dia tá ????
    Sempre estarei ao seu lado !

    EU AMO VOCê MÃE !

    muito obrigada por tudo e parabéns pelo seu blog, espero que ele ganhe muitos outros awards !!!!!!!
    Beijão !

  4. Gi Says:

    Três leitores só? Que injustiça! 😉 Parabéns pela menção honrosa!

    Cris, tenho minhas preferências, mas gosto de ler de tudo um pouco na internet. Sobre privacidade, sou igualzinha a você. Se eu fosse uma atriz famosa, modelo, enfim, aí é outro papo; vive-se da imagem nesses casos. Mas sou bem diferente, e não seguraria a onda de uma exposição excessiva. Cada um é cada um, eu respeito.

    Bisous

  5. cris s Says:

    JN,

    De nada: o Notas ao Café merece, é um blogue ótimo. Quando ao público&privado, às vezes “sai” algo de alguma qualidade, mas tenho que estar inspirada e ter tempo!

  6. cris s Says:

    Ede,

    Você merece — aposto que você fica surpresa com a atenção que os teus posts sobre a Austrália provoca.
    Acho muito legal vc desmistificar alguns aspectos sobre a Austrália, que é um país maravilhoso mas tem uma história de arrepiar os cabelos dos mais insensíveis!

    Fiquei super feliz que você mencionou o Lantana: sabe que eu tento sempre me atualizar quando viajo e acabei comprando e AMEI! Gente, que filmaço!!! Se vc conhecer algum desse nível, poderia sugerir? Vou ver se encontro o Little Fish por aqui.

    Quanto à literatura, confesso que tenho muito a aprender, mas fico literalmente boquiaberta com o nível de algumas escritoras… Eu tenho algumas coletâneas, estilo “Oxford Companions” (to Australian short story, women writers, etc.) e, como fiquei um tempo na Universidade de Adelaide, me guiei um pouco pelo que encontrei por lá. Não tenho conhecimento suficiente para me aventurar sózinha. Mas gosto muito da “Tasma” (séc. XIX), do Peter Carey, da Helen Garner, da Gillian Mears… ah, do Patrick White e de outros que eu conheço pouco.

    Ah, adorei o teu último post e depois quero dar o meu ‘two cents worth’ lá!

    Obrigada por lembrar do dia das mães!!

    bjkas,
    Cris

  7. cris s Says:

    Filhota querida,

    Obrigada por visitar o blog! É uma honra para mim, sabia??
    O Dia das Mães só tem graça mesmo por vocês. Eu sempre agradeço por ter você na minha vida, é o meu melhor presente.

    Bjs mil,
    Cris (a mama!)

  8. cris s Says:

    Gi,
    Obrigada!

    Eu também gosto de ler sobre tudo. Mas sei lá, eu sou muito ‘compromissada’ com as coisas e muitas vezes isso é péssimo (meu lado virginiano auto-crítica-deus-nos-acuda falando!)

    Acho até legal quando as pessoas sabem lidar com a exposição… Mas eu tenho receio, tem muito louco solto no mundo. Eu acho que até me exponho demais às vezes.

    Bisous,
    Cris

  9. Laura Says:

    Obrigada pelos comentários. vc é sempre um amor.
    Eu não publiquei nada ainda, não sei como começar, sou ruim nisto, gosto de escrever,ma ssair atrás…
    um bj pelo dia das mães, Laura

  10. cris s Says:

    Laura,
    Os teus mini contos estão muito bons! Vc deveria submetê-los à algumas revistas… não deve desperdiçar o teu talento.
    bjs e feliz dia das mães p/ vc também,
    Cris

  11. Regina Says:

    Cris,

    Feliz Dia das Maes! A Maria Luiza e’ realmente FOOFAAA!

    Parabens pelo seu thinking award e muito obrigada pela nominacao. Sinto-me honrada e lisongeada!

    Obrigada pelo seu carinho e apoio. Confetes a parte, voce escreve super bem e eu adoro passar por aqui. Ja faz parte da minha rotina.

    Depois faco a minha lista.

    Beijos,

    Regina

  12. cris s Says:

    Rê,
    Obrigada. E sim, a Maria Luiza é uma benção e eu falo isso com a boca cheia, lembrando do que o sagrado significa para mim (e acho q p/ vc tbém!).

    O Always-por-um-triz está cada vez melhor e eu adoro ler os teus posts. Que bom q vc gosta de ler os meus posts, eu fico muito feliz.

    beijocas e boa semana p/ vc!

    Cris

  13. Guigo Doria Says:

    Cris!
    parabéns pelo blog e pelos prêmios.
    graças a você estou nesse mundo agora também, espero começar a escrever tão bem quanto você.

    te adoro
    beijão Guigster!

  14. Maria Luiza Busato Says:

    Fico tão feliz quando você fala coisas boas de mim.
    Dá para ver como você é uma pessoa boa 🙂

  15. cris s Says:

    Guigster,
    Você é o namorado que eu pedi para a minha filha: inteligente, sensível, querido e articulado. Espero que o talkandthink te dê prazer etraga coisas boas!
    Te adoro também!
    bjs,
    Cris (a sogra, hehe!)

  16. cris s Says:

    Filhota,
    Você só merece coisas boas! Espero que você curta o talkandthink do Guigo e contribua com alguns posts! Você escreve super bem.
    Bjs mil,
    Cris (la mamma!)


  17. Cris, querida, você tava na minha listinha pra ser incluida, só não botei o seu blog porque falei dele dia desses, ai decidi colocar apenas blogs de que eu não tinha falado ainda, mas ADORO o seu cano, adoro o que você escreve e adoro você 🙂 e tô aqui torcendo pela sua defesa, não esqueci não!

    Beij]ao!

  18. cris s Says:

    Denise,
    Que besteira é pensar que a gente não cria laços importantes na blogosfera, não? Imagino que tenha muita hipocrisisa por aí, como também tem fora na nossa vida ‘real’; só que, para mim, os laços que eu criei com pessoas como você são já muito importantes.
    Eu também adoro o SdE e você. Admiro a tua coragem, a tua luta e conto com você!! Obrigada por não ter esquecido da defesa… está chegando pertinho e eu estou bem nervosa, p/ falar a verdade. 😦
    Beijos,
    Cris

  19. Lucia Malla Says:

    Nossa!! Eu fiquei 4 dias longe da internet e só hoje leio essa honrosa nomeação sua para mim!!! Q honra, Cris! Pq seu blog é muito interessante tbm, uma parada obrigatória nas minhas leituras bloguísticas (que deveriam ser diárias, mas infelizmente não são…). A Lucia Malla não tem vergonha alguma de dizer que gostaria de entender pelo menos 5% do q vc entende de literatura e crítica literária, e ser assim quando crescer… :)))))

    Muito obrigada mais uma vez. Acho q a blogosfera se “colabora” bem, cada qual com sua fatia, e cada qual com sua idéia brilhante, numa multiplicação de conhecimento e informação. Isso que é o legal!!

    Agora vou lá preparar minha lista… ixe, já vi que será difícil.

    Beijos da sua leitora.

  20. cris s Says:

    Lúcia,

    O teu blogue é um encanto: tudo o que eu falei abaixo. Informações valiosas, viagens maravilhosas e as fotos… a feast for the eyes! Parabéns.

    Fico lisonjeada em saber que vc lê o público&privado. Ele ainda tem muito que aprender com blogues como o teu!

    Você tem toda razão: a diversidade de conhecimentos e pontos de vista é que faz com que a blogosfera fique interessante. E daí o esforço vale a pena!

    Beijos e tudo de bom para você e para o teu blogue!

    Cris

  21. Raquel Says:

    Cris,

    nada mais merecido. 🙂

    Mas, olhe, você ganhou outro! Quando a Denise me indicou, fui preparar o post, que ficou arquivado sem terminar porque a vida atropelou. 🙂

    Bjs bjs bjs

  22. cris s Says:

    Raquel,

    Obrigada. Pôxa, outro thinking blogger? Vou atualizar aqui. É uma honra tripla.
    beijocas


Deixe um comentário